TJPB intensifica combate à violência contra a mulher no interior paraibano com programa inovador e inaugura espaço vital para mães

TJPB intensifica combate à violência contra a mulher no interior paraibano com programa inovador e inaugura espaço vital para mães

Tribunal de Justiça da Paraíba reforça em Araruna o enfrentamento à violência doméstica e familiar, inaugurando um espaço de acolhimento crucial para mães

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) leva para o município de Araruna, no Curimataú paraibano, a mais recente edição do programa ‘Elas por Elas com Eles’ nesta segunda-feira (3). A iniciativa tem como principal objetivo o enfrentamento e a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Conforme divulgado pelo Portal Pop Notícias, o evento incluirá também a inauguração de uma nova Sala de Amamentação e Acolhimento no Fórum Desembargador Geraldo Ferreira Leite.

A programação intensiva reúne magistradas, advogadas, docentes e gestoras públicas. O foco principal está em palestras e rodas de conversa, visando fortalecer a rede de proteção feminina em todo o interior do estado. A ação é uma promoção do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do TJPB.

Este comitê é presidido pela desembargadora Fátima Maranhão, que marcará presença na comarca. Ao seu lado estará o presidente do Tribunal, desembargador Fred Coutinho. A desembargadora destacou a importância do engajamento coletivo para o sucesso da iniciativa.

“Este programa trabalha com o protagonismo feminino, no qual nos apoiamos e também contamos com o apoio dos homens, companheiros e colegas de trabalho. Vamos nos unir para entregar à população de Araruna uma sala de amamentação que homenageia aquela que trazia em seu coração muito amor e solidariedade.”

Homenagem e fortalecimento da rede de apoio

A nova Sala de Amamentação e Acolhimento receberá o nome de Wilma Targino Maranhão. Esta homenagem é um reconhecimento à ex-prefeita do município, lembrando seu legado de amor e solidariedade. O espaço no Fórum Desembargador Geraldo Ferreira Leite representa um avanço no suporte às mães e famílias da região.

O evento contará com a presença de diversas autoridades e especialistas. Entre os nomes confirmados estão:

  • Juíza federal Helena Delgado Fialho Moreira, titular da 5ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba e membro do TRE-PB.
  • Senadora Daniella Ribeiro, coordenadora nacional do programa de prevenção à violência contra a mulher “Antes que Aconteça”.
  • Professora e advogada Adriana Torres Alves de Jesus, presidente da seção paraibana da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ).
  • Advogada Anna Carolina Lopes Lisboa, especialista em Direito Público, Empresarial e das Famílias.

As participações reforçam o caráter multidisciplinar e a abrangência da discussão, unindo diferentes esferas do poder público e da sociedade civil para a causa. A iniciativa do TJPB em Araruna sublinha o empenho em expandir as políticas de proteção e acolhimento para além da capital, atingindo diretamente as comunidades do interior paraibano.

Francisco Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *