Gestores Escolares em João Pessoa: UFPB e Prefeitura Lançam Especialização Gratuita em Gestão Escolar na Modalidade EaD
UFPB e Prefeitura de João Pessoa abrem inscrições para especialização gratuita em Gestão Escolar
Gestores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa têm uma nova oportunidade de aprimoramento profissional. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Prefeitura Municipal, está oferecendo 55 vagas para o Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar, na modalidade de Educação a Distância (EaD).
O curso visa capacitar os profissionais para atuarem de forma ainda mais eficaz na administração e no desenvolvimento das unidades de ensino. A iniciativa reforça o compromisso com a formação continuada e a melhoria da qualidade da educação na capital paraibana.
As inscrições para esta importante especialização em gestão escolar estarão abertas em breve, trazendo um diferencial para a carreira dos educadores. As informações detalhadas sobre o processo seletivo foram divulgadas, conforme informação da Secretaria Municipal de Educação.
Inscrições e Período de Seleção para o Curso de Especialização em Gestão Escolar
Os interessados em participar do curso de especialização em gestão escolar deverão realizar suas inscrições exclusivamente pelo sistema SIGAA/UFPB. O período oficial para as candidaturas vai de 30 de junho a 11 de julho de 2026, encerrando-se às 23h59 do último dia. O acesso para a inscrição é através do endereço eletrônico https://sigaa.ufpb.br, navegando pelas opções de Processos Seletivos, Cursos Lato Sensu e, finalmente, Gestão Escolar.
Vagas e Prioridades na Especialização em Gestão Escolar
Ao todo, o curso oferta 300 vagas, distribuídas em sete polos estratégicos: João Pessoa, Campina Grande, Araruna, Coremas, Itaporanga, Lucena e Pombal. Para o polo de João Pessoa, foram destinadas 55 vagas. A seleção dará prioridade aos candidatos que atualmente exercem funções de gestão escolar ou coordenação pedagógica, reconhecendo a experiência e a necessidade desses profissionais.
Cristiane Sousa de Assis, chefe da Divisão de Formação de Programas de Educação Superior da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do Polo UAB de João Pessoa, destacou a importância da iniciativa. Ela explicou que o curso é ofertado na modalidade EaD, mas com atividades presenciais obrigatórias previamente agendadas nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPB).
Documentação Necessária para a Inscrição na Especialização
Para efetivar a inscrição no curso de especialização em gestão escolar, os candidatos precisam anexar, em formato PDF, uma série de documentos essenciais. Entre eles estão: documento de identificação com CPF, diploma ou certidão de conclusão da graduação, histórico escolar, uma foto 3×4 e, para os que buscam a prioridade, o comprovante de atuação em gestão escolar ou coordenação pedagógica. Outros formulários podem ser exigidos conforme o edital.
O critério de seleção para esta especialização em gestão escolar será a análise documental, com base no Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) ou equivalente apresentado no histórico escolar do candidato. A Prefeitura de João Pessoa e a UFPB reforçam o convite para que os profissionais da educação aproveitem esta valiosa oportunidade de desenvolvimento.
