Vulcão no México deixa 3 milhões de pessoas em alerta de prontidão
As autoridades no México colocaram cerca de 3 milhões de pessoas em alerta de prontidão devido às constantes erupções do vulcão Popocatepetl. A população foi avisada que pode precisar deixar suas casas a qualquer momento.
As cinzas do Popocatepetl estão se espalhando pelas cidades da região central do país. No domingo (21), uma espessa camada cobriu a cidade de Puebla e o governo anunciou uma elevação no nível de alerta.
De acordo com o SkyAlert, em quatro ocasiões nos últimos 25 anos o nível de alerta mudou da fase 2 para a fase 3: nos anos 2000, 2003, 2012-2013 e 2019.
Somente de sábado para domingo foram registradas 94 exalações acompanhadas de água, gases vulcânicos e cinzas, assim como 674 minutos de tremor de alta frequência.
As erupções do vulcão obrigaram as autoridades a paralisar as atividades do Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México, no sábado (20).
O vulcão Popocatepetl, no centro do México, é um dos vulcões ativos mais perigosos da América Latina. Ele retomou sua atividade eruptiva em 1994, e as autoridades mantêm o seu status como de risco para erupção e danos.
No início de maio, o governo do México exortou a população a não se aproximar do vulcão porque foram detectadas 143 exalações acompanhadas de vapor d’água, gases vulcânicos e cinzas.
Com CNN Brasil