joao pessoa litoral paulo cavalcanti scaled

O verão começou na madrugada desta sexta-feira (22). Na Paraíba, a previsão é de que, assim como foi na privamera, a estação tenha temperaturas mais quentes em comparação com os anos anteriores. A expectativa também é de chuvas na região do Sertão. O verão segue até o dia 20 de março de 2024.

“Como estamos em um evento de El Niño forte, a perspectiva é de termos temperaturas, em média, mais altas, em comparação com os últimos anos. Aliás, era o que já vínhamos experimentando na primavera”, explica o meteorologista e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Enio Pereira.

O verão é caracterizado, basicamente, por dias mais longos que as noites e pelo aumento da temperatura do ar. Na Paraíba, começa a pré-estação das chuvas nas regiões do Alto Sertão e Sertão.

“Que fique claro, não quer dizer que vai chover o tempo todo. Só significa que as condições estarão favoráveis. Chover, ou não, depende de outras condições”, ressalta Enio Pereira.

Ondas de calor

O metereologista ressalta que é possível que ondas de calor aconteçam. “No momento estamos tendo dias amenos e chuvosos por conta da atuação de uma onda tropical de escala planetária, chamada de oscilação de Madden-Julian (OMJ). É uma onda que fica dando a volta no planeta, de oeste para leste, na alta troposfera da região intertropical. Dependendo da fase que esteja sobre uma região, pode favorecer ou suprimir chuvas”.

Onda de calor fez com que vários estados brasileiros registrassem recordes históricos de temperatura. — Foto: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

Temperaturas variáveis

O especialista relata que geralmente as temperaturas do verão são variáveis e, ainda mais com a presença ilustre do El Niño.

“Esse ‘menino’ costuma bagunçar as coisas. Evidentemente, o verão, tipicamente, atinge seu pico de temperaturas entre janeiro e fevereiro. Dependendo das condições que favorecem ou desfavorecem a formação de nuvens e chuvas, poderemos ter uma alternância de períodos mais amenos com períodos mais quentes”, comentou.

Além disso, Enio recomenda que as pessoas:

  • Usem protetor solar;
  • Se hidratem bastante;
  • Acompanhem a atualização da previsão do tempo; e
  • Que curtam o verão.
sol, calor, água, verão, hidratação — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Com G1/PB