Design sem nome 2023 11 22T101031.976
A situação acabou atrasando o início da partida.

Uma pancadaria generalizada no Maracanã atrasou o início de Brasil x Argentina, nesta terça-feira (21), pelas Eliminatórias. A confusão entre brasileiros e argentinos se deu no Setor Sul, que misturava as torcidas dos dois países. Houve confronto também dos policiais. A situação acabou atrasando o início da partida.

Segundo a transmissão da TV Globo, brasileiros vaiaram o hino da Argentina, o que iniciou a pancadaria. A Polícia Militar entrou em ação e intensificou as cenas de brigas. Diversas pessoas ficaram feridas e cadeiras foram arremessadas no Maracanã. Pelo menos oito pessoas foram presas e duas atendidas no posto médico do estádio.

Todos os envolvidos aceitaram um acordo com o Ministério Público, chamado de transação penal, que consiste no pagamento de uma multa (neste caso, R$ 200) para não serem denunciados.

A torcida da Argentina se concentrou em sua maioria no setor Sul das arquibancadas do Maracanã, sem divisão ou isolamento em relação aos torcedores brasileiros. A CBF emitiu uma nota oficial na madrugada desta quarta-feira (22) se eximindo de qualquer responsabilidade sobre o ocorrido e afirmando que teve respaldo dos órgãos públicos.

“Os planos de ação e segurança foram aprovados sem qualquer ressalva ou recomendação pelas autoridades de segurança pública presentes (Polícia Militar RJ, SEPOL, Ministério Público, Juizado do Torcedor, Guarda Municipal, CET-RIO, Subprefeitura, Concessionária Maracanã, SEOP etc), dentre as quais a Polícia Militar do RJ, na primeira reunião realizada na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), no dia 16 de novembro de 2023, às 11h. Além dos planos de ação e segurança, os participantes da reunião trataram também de toda a montagem da operação da partida, contando com a participação de todas as partes diretamente envolvidas e responsáveis pela organização da partida e autoridades públicas”, diz a nota.

Vídeo mostra confusão registrada no estádio