Tarifa Zero no transporte coletivo de Campina Grande teve o dobro de passageiros do que no periodo normal
A Prefeitura de Campina Grande deu inicio, neste domingo, 17, ao Programa Tarifa Zero, nos ônibus da cidade. De acordo com o anuncio feito pelo prefeito Bruno Cunha Lima, o benefício é válido para todas as linhas e a iniciativa tem como objetivo não apenas fomentar a economia no comércio local, mas também proporcionar a geração de novos empregos e promover economia para trabalhadores que utilizam o transporte público, bem como viabilizar para a população o descolamento gratuito para atividades familiares e de lazer.
O total de passageiros transportados ao longo do primeiro dia do Tarifa Zero foi de 7.500 chapadas, dobrando o número habitual de um domingo normal. De acordo com a STTP, o número habitual de passageiros aos domingos é de 3,5 a 4 mil, que circulam em uma frota reduzida em relação aos dias úteis, totalizando 23 ônibus. Houve uma negociação com o Sitrans e a frota foi reforçada em função da demanda de passageiros.
Os números somente foram divulgados na manhã desta segunda-feira, 18, porque esses dados ficam armazenados nos ônibus e são transmitidos quando os veículos são recolhidos às garagens para abastecimento, limpeza e manutenção, o que só acontece no final da operação.
Os ônibus iniciaram a circular a partir das 5h e operarão ocorreu até as 20h. Habitualmente, aos domingos, os ônibus só operam até as 18h. Para ter acesso ao transporte gratuito o passageiro precisa apenas apresentar o cartão Nubus. Para o passageiro que não tiver o cartão Nubus, a tarifa gratuita será liberada mediante apresentação de um documento de identificação ao motorista do ônibus.
Além da operação especial no mês de dezembro, o Programa Tarifa Zero passará a funcionar a partir de fevereiro em todo primeiro sábado de cada mês. Lançado durante entrevista coletiva no auditório da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG), o Programa foi elaborado pela Prefeitura, através da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), por uma iniciativa do prefeito Bruno Cunha Lima, que procurou a Associação Comercial e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir a estrutura do Programa em reuniões técnicas sobre o tema.
O programa Tarifa Zero acontece a partir do diálogo também com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Município (Sitrans), com uma abrangência impactante para a mobilidade da população.
Neste domingo o Superintendente, Vitor Ribeiro, acompanhou o inicio da operação e destacou que o programa estreou com sucesso em todos as linhas, e com as rotas sendo monitoradas dentro da normalidade.
“O beneficio é estímulo à economia, é geração de emprego pro povo de Campina!. E, durante todo o domingo estivemos observando toda a movimentação da operação, com pequenos ajustes, garantindo o atendimento do serviço à população”, disse Vitor.
O primeiro dia do programa Tarifa Zero em Campina Grande foi aprovado pela população, que utilizou da gratuidade no transporte público para ir ao Centro fazer compras no comércio ou simplesmente visitar um familiar ou amigo, e até mesmo para quem fez as provas do concurso da EBSERH.
Com Codecom