Radames Candido scaled
A comissão do Sindicato dos Garis presenciaram os trabalhadores exercendo limpeza sem Equipamentos de Proteção Individual. Foto: Reprodução.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana da Paraíba (SINDLIMP/PB), Radamés Cândido, denunciou as condições de trabalho dos garis do município de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, após um contrato milionário entre a prefeitura e a empresa General Goods LTDA.

De acordo com Radamés, após verificação e visitação aos locais de trabalho, a comissão do Sindicato dos Garis presenciaram os trabalhadores exercendo limpeza sem Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem receber adicional de insalubridade e submetidos a degradação ao limpar canais de esgoto. A Prefeitura Municipal de Campina Grande firmou contrato de mais de 23 Milhões de reais com a empresa General Goods LTDA.

Ainda segundo Radamés, um dos diretores da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente do Município de Campina Grande chegou a tentar intimidar os trabalhadores e ameaçou de demissão após os garis falarem com os líderes sindicais. O presidente também disse que está havendo desvio de finalidade em relação ao contrato, pois os trabalhadores estão realizando serviços em locais sem previsão contratual.

O presidente detectou que os salários estão sendo pagos com atraso, a cesta básica fornecida tem valor superfaturado, os direitos trabalhistas estão sendo desrespeitados. O caso será levado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MPE) e o SINDLIMP/PB vai mover ação judicial contra a empresa.