Secretaria de Saúde confirma caso de malária no Conde/PB
A Secretaria de Saúde confirmou um caso de malária na cidade do Conde, na Região metropolitana de João Pessoa. O paciente é um homem de 50 anos, natural da Venezuela. Ele foi atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município na última terça-feira (6).
Conforme informações da secretária de saúde do Conde, Emanuele Macedo, o paciente apresentava alguns sintomas quando chegou ao atendimento municipal, como febre alta, sudorese e tontura. Ele relatou em consulta médica que na Venezuela já havia sido diagnosticado com a doença em uma outra oportunidade e que os sintomas eram muito parecidos com os de agora. Ele chegou no estado há 25 dias, vindo de Roraima.
Por conta disso, a unidade do Conde transferiu o paciente para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, onde foi feito um teste rápido para constatar a doença e teve resultado positivo.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, as pessoas que moravam com o paciente diagnosticado com malária vão ser testadas e, também, uma borrifação será feita no local em que as pessoas moravam para cortar a possibilidade de infecção pela doença.
A Secretaria de Saúde afirma que este é um “caso isolado”, com “características importadas” e que outras medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança da população. O homem ainda permanece sob cuidados no Hospital Universitário.
Com o G1PB.