Secretaria de Educação de CG realiza formação de primeiros socorros para motoristas
A Secretaria de Educação (Seduc) de Campina grande realizou nesta quinta-feira (1º) uma formação para motoristas da Rede Municipal de Educação com foco em saúde mental e primeiros socorros. A Seduc conta hoje com cerca de 45 motoristas, sendo 34 com atuação na frota escolar.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) na Educação, Micheline Pires, explica a importância da formação. “São trabalhadores que atuam no transporte de crianças e adolescentes. Já ocorreram casos como febres e convulsões dentro de ônibus e eles precisaram agir. E pensando em dar esse apoio e segurança a eles que realizamos essa capacitação falando de primeiros socorros e suporte de vida”.
O gerente de transportes, Walter Almeida, também ressaltou o valor da formação. “A formação em saúde mental é justamente para saber como está o psicológico dos nossos motoristas, como ele se comporta, como eles conseguirão identificar um gatilho para uma crise de depressão ou síndrome do pânico. É um formação de prevenção. E a parte de primeiros socorros é justamente para auxiliar o motorista em como deve agir para salvar a vida de uma criança”.
Parceria com o Corpo de Bombeiros
A aula de primeiros socorros foi ministrada pelo 2º sargento Matheus, do 2º Comando Regional de Bombeiros Militares, que faz parte da coordenação de formação e aperfeiçoamento de militares (CFAM).
“Esse treinamento visa dar a primeira resposta em situações de atendimento hospitalar. É um treinamento primordial porque, dependendo do caso, em questão de minutos um indivíduo pode vir a óbito. Se o motorista está capacitado para identificar esses eventos, consegue reverter e aumentar a sobrevida dessa criança. O treinamento conta com direcionamento para situações de engasgo, convulsão, desmaio, contenção de hemorragia e RCP para crianças”.
Saúde mental
A psicóloga da Rede, Tamires Fernandes, destaca que as ações de saúde mental seguirão durante o ano inteiro. “O janeiro branco terminou, mas o objetivo da campanha se estende durante todo o ano. Que é justamente tratar da saúde mental, qualidade de vida tanto no ambiente de trabalho, quanto em outras situações, assim como alertar motoristas quantos aos sinais de alerta para transtornos mentais, especialmente para transtornos de depressão”.
Os trabalhadores podem contar com a s redes de atenção psicossocial do município, como os Caps e o ambulatório de saúde mental – todos são porta de entrada para o serviço de saúde de Campina Grande, assim como as clínicas-escolas das universidades estadual e federal.
Fonte: Codecom/PMCG