Design sem nome 34
Sofia, a filha de Valdir com o professor de inglês, Rafael Moreira, 41, nasceu no dia 27 de junho de 2022. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal.

O sargento Valdir Barbosa, de 40 anos, da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE), conseguiu na Justiça o direito de tirar seis meses de licença, após o nascimento da filha. A rigor, o policial teria direito a apenas 20 dias afastado, equivalente ao afastamento por paternidade, mas conseguiu o equivalente à maternidade. ⁠

O caso é inédito na PM. Sofia, a filha de Valdir com o professor de inglês, Rafael Moreira, 41, nasceu no dia 27 de junho de 2022. Ela é fruto de uma fertilização in vitro com barriga solidária da irmã do policial. “É tudo o que eu esperava e muito mais. Tanto o prazer e a maravilha de ser pai, como também o quão pesado é”, diz Valdir. “Para mim, foi a melhor decisão da minha vida: querer ser pai”.⁠

pais 3 scaled
O processo durou cinco meses, a tempo do nascimento da bebê Sofia. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal.

A licença paternidade foi obtida após o PM protocolar um requerimento, que passou por diversas secretarias dentro da corporação, depois foi encaminhada a Secretaria de Defesa Social do estado. Então, foi parar na Procuradoria-Geral de Pernambuco.

O processo durou cinco meses, a tempo do nascimento da bebê Sofia. Junto ao período de férias do PM, o tempo total em que ele ficou afastado da corporação foi de oito meses. Ele conseguiu usufruir do benefício até o fim.

A sentença saiu em julho do ano passado, e foi assinada pela juíza do 4º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital, Nicole de Faria Neves.