Raio de Sol vence Festival de Quadrilhas Juninas da Globo; Moleka 100 Vergonha fatura prêmio de ‘Melhor Casamento’
A Raio de Sol, de Olinda, foi a vencedora da fase regional do Festival de Quadrilhas Juninas da TV Globo em 2024. Vice-campeã da etapa estadual deste ano, a agremiação com 102 integrantes se apresentou com o tema “A engrenagem que nos move”, em homenagem às mesas de bonecos do Mestre Saúba.
A junina Moleka 100 Vergonha, de Campina Grande/PB, faturou a premiação de ‘Melhor Casamento’ da competição.
A competição, que reuniu dez grupos dos nove estados do Nordeste, aconteceu na noite de sábado (22), no ginásio Geraldão, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.
Essa foi a primeira vez que a Raio de Sol — fundada em 1996 no bairro de Águas Compridas — venceu o festival. No espetáculo, a quadrilha junina reproduziu as diversas figuras retratadas por Mestre Saúba, transformando o arraial numa “grande engrenagem da cultura popular”.
Conhecido pela confecção de mamulengos, o artista morreu em 2022, aos 71 anos, em Carpina, sua cidade de origem, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
A segunda colocação também é do estado. Com 150 integrantes, a Lumiar, do Recife, que venceu a fase estadual do concurso na sexta-feira (21), encenou o espetáculo “Cheirosas”, em reverência à tradição do banho de cheiro de Belém do Pará.
Já a terceira colocada foi a Luar do São João, do Piauí. Campeã do festival em 2023, a agremiação de Teresina, composta por 170 integrantes, teve como tema “O jumento de Troia”. Inspirada no mito do Cavalo de Troia, a apresentação buscou subverter a narrativa tradicional mesclando ritmos juninos com elementos de outras culturas.
Também participaram da competição as seguintes quadrilhas juninas:
- Amanhecer no Sertão (Alagoas), com o tema “Bróduei, a esquina do mundo também é aqui” e 120 integrantes;
- Balão Dourado (Rio Grande do Norte), com o tema “A nordestina feira dos mitos” e 120 integrantes;
- Pioneiros da Roça (Sergipe), com o tema “Incandeia — um facho de luz que cega e clareia o mundo de João” e 160 integrantes;
- Arraiá Zé Testinha (Ceará), com o tema “São João dos Cangaceiros” e 105 integrantes;
- Moleka 100 Vergonha (Paraíba), com o tema: “A graça não é de graça!” e 170 integrantes;
- Forró do ABC (Bahia), com o tema “Zambiapunga — a artimanha nordestina de lidar com a morte” e 110 integrantes;
- Flor de Mandacaru (Maranhão), com o tema “Terra, vida e esperança” e 170 integrantes.
Fonte: G1/Pernambuco