PT e governador Lucas Ribeiro fortalecem aliança em meio a articulações intensas para 2026 na Paraíba com divergências internas
Série de articulações políticas na Paraíba define alianças e revela divergências internas antecipando cenário de 2026
O cenário político da Paraíba foi intensamente movimentado entre os dias 4 e 8 de maio de 2026, com articulações voltadas para as eleições de 2026, debate sobre escala 6×1, impactos das chuvas e embates entre aliados e adversários. O portal Fonte83 compilou os principais fatos e bastidores que moldaram a semana.
Um dos eventos centrais foi a visita do presidente nacional do PT, Edinho Silva, à Paraíba. Durante sua passagem, o dirigente petista participou de um encontro no Sindicato dos Bancários, em João Pessoa, ao lado da presidente estadual do partido, deputada Cida Ramos, do ex-governador Ricardo Coutinho, e outras lideranças governistas. A agenda ganhou maior repercussão após uma reunião com o governador Lucas Ribeiro (PP), na Granja Santana, onde Edinho Silva reafirmou o apoio do PT ao projeto político estadual.
Na ocasião, Edinho Silva também ressaltou a influência política de Ricardo Coutinho, destacou a reeleição do presidente Lula como prioridade para o PT e reforçou a importância da construção de alianças no estado. Contudo, o encontro expôs divisões internas no PT paraibano.
Ricardo Coutinho manifestou novamente sua oposição à aproximação do PT com o grupo que inclui Lucas Ribeiro, a senadora Daniella Ribeiro (PP), o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos). Coutinho defende uma candidatura própria do partido em 2026.
Por outro lado, Cida Ramos sinalizou um alinhamento com o ex-governador João Azevêdo (PSB) e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para a disputa pelo Senado. No entanto, evitou confirmar apoio a uma eventual candidatura de Nabor Wanderley.
O senador Veneziano Vital do Rêgo reagiu às movimentações de aproximação entre PT, Hugo Motta e a família Ribeiro, enviando uma mensagem direta ao presidente Lula com a frase “Dize-me com quem andas que eu te direi quem és”. Posteriormente, o senador declarou não ter dúvidas sobre o apoio de Lula e do PT à sua reeleição.
Em outra frente, o ex-deputado André Gadelha reiterou sua intenção de manter a candidatura até o fim, mesmo sem apoio de prefeitos. Veneziano anunciou a intenção de conversar com Gadelha sobre alianças na Paraíba.
O pré-candidato ao Senado, João Azevêdo, ampliou sua presença no interior do estado, participando de audiências do Orçamento Democrático Estadual ao lado de Lucas Ribeiro. Em agendas no Sertão, Azevêdo acompanhou Lucas Ribeiro e o ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), na entrega de uma escola. O governador minimizou especulações sobre afastamento político e confirmou a permanência de Chico Mendes na liderança do governo na Assembleia Legislativa.
João Azevêdo, em tom de pré-campanha, destacou o legado administrativo da gestão atual e o compromisso do PSB com projetos transformadores. Ele também classificou como um “bom problema” a existência de três pré-candidatos ao Senado alinhados ao presidente Lula na Paraíba.
Um café da manhã político promovido por Lucas Ribeiro com deputados estaduais da base aliada na Granja Santana serviu para reforçar alinhamentos internos frente às discussões sobre a sucessão estadual e a composição da chapa majoritária.
Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa, minimizou o debate sobre a escolha do futuro vice-governador, citando o deputado estadual Wilson Filho como uma das opções do Republicanos.
No cenário nacional, o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) classificou como “desastroso” o encontro entre Lula e Donald Trump na Casa Branca. A reunião repercutiu nacionalmente após declarações irônicas de Lula sobre Trump não ter falado sobre Pix.
No campo bolsonarista, Nilvan Ferreira anunciou sua saída do Republicanos, alegando que Hugo Motta teria “traído” Jair Bolsonaro ao descumprir acordo na eleição da Mesa Diretora da Câmara e engavetar o projeto da anistia. Nilvan Ferreira também protagonizou um embate ideológico com Olímpio Rocha, após este último ter chamado Flávio Bolsonaro de “bandido”.
Na Assembleia Legislativa da Paraíba, o presidente Adriano Galdino defendeu Lula, atacou pesquisas eleitorais e chamou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de “papangu”. Galdino também destacou o início do debate nacional sobre o fim da escala 6×1, originado na Paraíba, defendendo seu impacto positivo na economia.
A discussão sobre a PEC 221/2019, que prevê a redução gradual da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, foi pauta de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, a primeira promovida pela Câmara dos Deputados no país sobre o tema. O evento reuniu representantes do governo federal, parlamentares, centrais sindicais e entidades empresariais.
Durante o debate, o ministro do Trabalho defendeu a redução da jornada, argumentando que o avanço tecnológico permite rever o modelo trabalhista atual, e descartou qualquer compensação ao setor produtivo. Hugo Motta expressou o desejo de acelerar a tramitação da matéria, prevendo votação ainda neste mês.
No Judiciário, decisões da Justiça Eleitoral e do Ministério Público movimentaram os bastidores. O TRE-PB derrubou a cassação do prefeito de Soledade no caso da Festa do Queijo e absolveu o prefeito Cícero Lucena e o vice Leo Bezerra em ação da operação “Território Livre” por ausência de provas. A Justiça Eleitoral determinou a preservação de dados do Instagram em ação contra Lucas Ribeiro por suposto uso político de gabinete.
O Ministério Público também investiga eleições antecipadas em câmaras municipais de Caaporã, Pombal e Alagoinha. Em Alagoinha, a eleição antecipada da Mesa Diretora foi anulada após pedido do MP.
Na Câmara dos Deputados, Wilson Santiago (Republicanos) foi questionado sobre gastos com locadora ligada a familiares, com o Ministério Público prevendo aplicar multa ao parlamentar por despesas com aluguel de carros de luxo de uma empresa ligada ao seu sobrinho.
O Ministério Público de Contas apontou 53 irregularidades e pediu a reprovação das contas da ex-prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PP).
As chuvas intensas na Paraíba pautaram a semana política. O ministro Waldez Góes participou de reunião com Lucas Ribeiro e prefeitos para discutir medidas emergenciais, garantindo apoio federal. Em João Pessoa, o prefeito Leo Bezerra (PSB) priorizou a retirada de famílias de áreas de risco. Em Santa Rita, o prefeito Jackson Alvino (PP) emocionou-se ao falar sobre reconstrução e admitiu suspender festejos juninos. Veneziano anunciou um pacote emergencial com distribuição de cestas básicas e auxílio social.
A crise das chuvas também expôs dificuldades administrativas, com atrasos no programa Tá na Mesa e pressão de empresários por pagamentos atrasados, gerando preocupação com a cadeia de fornecedores.
Em Cajazeiras, a crise política entre a prefeita Corrinha Delfino (PP) e o ex-prefeito Zé Aldemir (PP) continuou. Dra. Paula admitiu desgaste, mas negou rompimento definitivo. Zé Aldemir, por outro lado, descartou reaproximação. Lucas Ribeiro reconheceu o desgaste, mas defendeu a união do grupo. O deputado Júnior Araújo acusou Zé Aldemir de quebrar compromissos políticos.
Na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), um bate-boca entre os vereadores Guguinha Moov Jampa (PSD) e Carlão Pelo Bem (PL) sobre vagas para motoristas de aplicativo elevou a temperatura no Legislativo. Carlão Pelo Bem defendeu o setor produtivo em resposta.
Leo Bezerra promoveu mudanças na equipe administrativa da Capital, convidando a jornalista Nena Martins para retornar à Secretaria da Mulher. O vereador Durval Ferreira (PL) pediu licença de 121 dias.
O deputado estadual Luciano Cartaxo (Republicanos) descartou interesse na liderança do governo na Assembleia e afirmou que a decisão cabe a Lucas Ribeiro, destacando a necessidade de unidade da base governista.
A defesa de Vorcaro apresentou proposta de delação, gerando alerta em diversos grupos políticos sobre possíveis desdobramentos.
A semana terminou com a intensificação das articulações para 2026, disputas internas na base governista e a reflexão de debates nacionais na política paraibana, com líderes ampliando agendas e reforçando posicionamentos diante da antecipação do processo eleitoral.
