Professores da UFPB encaminham acordo para o Governo Lula para fim da greve
A greve dos professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) deve seguir até a assinatura de um acordo com o Governo Federal, que deve acontecer na próxima semana, conforme o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (AdufPB), Cristiano Bonneau.
A decisão ocorreu após assembleia realizada nesta quarta-feira (19), com mais de 300 professores. “Encaminhamos a saída da greve hoje que só se dará mediante a assinatura do acordo. O acordo possui duas pautas: a salarial e a orçamentária. Hoje autorizamos o sindicato a assinar o acordo. Assina e sai da greve”.
Veja também: VIOLÊNCIA: homem é morto a tiros em Sousa/PB
A pauta salarial prevê um acordo para os próximos dois anos, sendo 9% em janeiro e 3,5% para 2026, além dos steps na carreira e a melhoria na entrada na carreira docente.
Já a orçamentária prevê a recomposição do orçamento das IFEs , tendo como resultado a aprovação do PAC da Educação e a revogação de normas autoritárias de ataques à categoria, como o direito de greve e o direito à progressão, entre outras.