Polícia captura suspeitos de violência física e sexual na PB
Nesta semana, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) prenderam cinco homens e apreenderam um adolescente, acusados de violência física e sexual, além de descumprirem as medidas protetivas de urgências concedidas às vítimas.
A prisão mais recente aconteceu nessa sexta-feira, 15 de dezembro, em Campina Grande. Equipes policiais das duas Delegacias da Mulher na cidade – DEAM/Leste e DEAM/Oeste – prenderam um homem que havia descumprido as normas da Medida Protetiva de Urgência concedida à sua ex-companheira. Ele está recolhido, aguardando audiência de custódia.
Guarabira
Na quarta-feira, dia 13, a DEAM de Guarabira deflagrou a Operação Obediência e prendeu – cumprindo mandados de prisão – mais dois homens investigados por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência.
As duas prisões preventivas foram solicitadas pela autoridade policial daquela delegacia especializada após as vítimas relatarem sofrer diversas perseguições e mensagens por parte do agressor, mesmo depois de eles serem cientificados dessas proibições.
Cabedelo
Também na quarta-feira, 13, a DEAM de Cabedelo lavrou Auto de Prisão em Flagrante em desfavor de um homem de 35 anos, pela prática dos crimes de ameaça, injúria e perseguição no contexto de violência doméstica contra a ex-companheira.
Bayeux
Ainda na quarta-feira, 13, policiais da DEAM de Bayeux apreenderam em flagrante um adolescente que agrediu sua companheira com um facão. A apreensão teve o apoio da Polícia Militar e, no momento da abordagem, o adolescente encontrava-se com a arma utilizada para cometer o delito.
João Pessoa
Em João Pessoa, equipes da DEAM/Sul prenderam um homem de 53 anos de idade, no bairro de Gramame, investigado por crime de estupro. O mandado de prisão foi expedido pela justiça do Pará. A prisão aconteceu na segunda-feira, 11.
Atendimento e celeridade
A coordenadora das DEAMs na Paraíba, delegada Maria Sileide de Azevedo, disse que as delegacias especializadas vêm cumprindo as orientações da Delegacia-Geral, no sentido de oferecer o melhor atendimento possível às mulheres vítimas de violência.
“Nossas equipes são muito diligentes e comprometidas. Estamos unindo esforços para, em paralelo ao atendimento especializado diário às mulheres, também cumprir os Mandados Prisão com a maior celeridade possível, garantindo assim a segurança e a integridade da vítima”, pontuou a delegada.