WhatsApp Image 2023 10 05 at 09.27.33
A “Operação Scheme” cumpriu três mandados de busca e apreensão no bairro do Bessa. Foto: Reprodução/Polícia Federal.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (5) uma operação para desarticular um esquema criminoso de emissões de cartões de crédito emitidos indevidamente. A “Operação Scheme” cumpriu três mandados de busca e apreensão no bairro do Bessa, em João Pessoa. 

De acordo com a PF, os mandados foram cumpridos na residência de um empresário, em um estabelecimento de sua propriedade e um terceiro MBA em outro imóvel onde reside e trabalha outro investigado. As investigações tiveram início após cruzamento de dados feito pela Caixa Econômica Federal, que observou que alguns cartões de crédito, em nome de titulares dos mais diversos locais do país, haviam sido indevidamente emitidos e alguns utilizados por criminosos nas cidades de João Pessoa e Cabedelo.

Com essas informações, a Delegacia de Repressão à Crimes Cibernéticos descobriu que um empresário era usuário habitual dos cartões irregulares, além de duas outras pessoas que também podem ter envolvimento no esquema criminoso. 

WhatsApp Image 2023 10 05 at 09.27.33 2
As investigações tiveram início após cruzamento de dados feito pela Caixa Econômica Federal. Foto: Reprodução/Polícia Federal.

No esquema, os suspeitos pegavam dados de pessoas aleatórias na internet e com esses dados emitiam cartões de crédito, monitoravam o envio e conseguiam receber o cartão no lugar do titular, daí aplicavam o golpe no comércio causando o prejuízo.

Os investigados devem responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude cometido por meio de dispositivo eletrônico ou informático.

O nome da operação “Scheme” faz menção a golpe, farsa, fraude, simbolizando a maneira fraudulentamente de obter os cartões de crédito e a farsa em se passar pelos verdadeiros titulares das contas bancárias vinculadas a cada cartão.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensao nos municipios de Campina Grande e Lagoa Seca na Paraiba. Foto Reproducao. 30
Os investigados devem responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude. Foto: Reprodução/Polícia Federal.