Operação investiga “laranjas” em esquemas de fraudes bancárias na Paraíba
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (28) a Operação “Não Seja um Laranja 3″, com o objetivo de desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. Na Paraíba, são cumpridos seis mandados mandados, sendo 2 de busca e apreensão na cidade de Campina Grande, Agreste do estado.
São cumpridos mandados também nas cidades de Caturité e Cabaceiras, além de um alvo PF do Rio Grande do Norte que estava também em Campina Grande. A operação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos principais pilares a cooperação com a Febraban e instituições bancárias associadas no combate às fraudes bancárias eletrônicas.
De acordo com a PF, são investigadas pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários. São cumpridos mandados nos seguintes estados: AC (1), AL (2), AP (1), GO (2), MA (2), MG (1), PB (6), PE (1), PI (2) e RN (1).
Nos últimos anos, a PF detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.