csm nino paraiba america efbec8f0b5
De acordo com as investigações, um dos alvos da operação é o lateral-direito do Paysandu, o paraibano Nino Paraíba. Foto: Reprodução.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) realiza, nesta quinta-feira (10), o julgamento de 12 atletas investigados pelo envolvimento em casos de manipulação de resultados no futebol brasileiro. De acordo com as investigações, um dos alvos da operação é o lateral-direito do Paysandu, o paraibano Nino Paraíba. Ele foi punido com 480 dias de suspensão e multa no valor de R$ 40 mil.

Segundo o STJD, sete dos atletas em julgamento foram denunciados pelo Ministério Público de Goiás e se tornaram réus recentemente. Outros cinco jogadores que firmaram acordos de não persecução penal também enfrentarão o julgamento no STJD. 

Esses acordos visam a cooperação dos atletas nas investigações, com o compromisso de não serem alvo de processos criminais. No entanto, a Comissão Disciplinar do STJD está analisando o caso sob a ótica desportiva, buscando determinar se houve infrações às regras e normas esportivas.

Nesta quarta-feira (9), um homem tentou jogar o aparelho celular pela janela durante cumprimento de mandado de busca e apreensão por agentes da Polícia Federal em Campina Grande, Agreste da Paraíba. Segundo a PF, o investigado é suspeito de integrar o esquema de manipulação de resultados no futebol.

A Segunda fase da Operação Jogada Ensaiada cumpriu ontem (9) doze mandados de busca e apreensão após investigações identificar diálogos onde empresários de jogadores, apostadores e dirigentes de clubes em várias cidades do Brasil combinavam a manipulação de resultados de partidas de futebol com objetivo de obter ganhos ilícitos em sites de apostas. 

Além de Campina Grande, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Aracaju/SE, Araguaina/TO, Assu/RN, Belo Horizonte/BH, Brasília/DF,  Fortaleza/CE, Igarassu/PE, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Sumaré/SP.