MPF constata despejo de esgoto em eixo da transposição, na Paraíba
A falta de saneamento básico na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, tem causado problemas no Eixo Leste da transposição do Rio São Francisco. De acordo com uma fiscalização realizada pelo MPF, uma parte do canal tem sido usado como esgoto.
A perícia constatou que, apesar da sucção dos esgotos das fossas sépticas dos imóveis da rua, que está sendo feita pela Cagepa, a medida não está surtindo o efeito desejado. Isso porque, na visão do MP, a Prefeitura Municipal de Monteiro não estaria realizando a devida limpeza e desobstrução do canal de água pluvial situado nas proximidades do canal.
De acordo com o perito do setor de engenharia do MPF, “Ficou constatado que ainda permanece o lançamento de esgoto doméstico nos canais pluviais e na via pública. Tal esgoto tem como destino final o leito do Rio Paraíba”.
A procuradora da República Janaina Andrade afirmou que as informações da perícia serão encaminhadas às agências reguladoras ambientais e de águas na Paraíba para que avaliem se as licenças ambientais estão sendo cumpridas e se é viável a operação comercial do Eixo Leste da transposição no estado.
Com Portal T5