Lula propõe quebra de sigilo total para Flávio Bolsonaro e familiares em troca de acesso a dados do Planalto

Lula propõe quebra de sigilo total para Flávio Bolsonaro e familiares em troca de acesso a dados do Planalto

André Mendonça relata pedido de Lula para divulgar sigilos de Flávio Bolsonaro e aliados em disputa acirrada

O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agora é o responsável por analisar o pedido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A solicitação visa autorizar a divulgação de seus próprios sigilos bancário, fiscal e telefônico dos últimos oito anos.

A condição imposta por Lula é que o senador Flávio Bolsonaro (PL), seu adversário no segundo turno, adote a mesma medida. O pedido se estende a familiares de ambos os políticos e a empresas ligadas a eles, com urgência para que as informações sejam públicas até esta quarta-feira (21), véspera da votação.

A iniciativa partiu da equipe jurídica de Lula após o presidente propor, durante um debate televisionado, que ambos os candidatos autorizassem a quebra de seus sigilos financeiros. A ideia é possibilitar uma comparação direta entre as informações de Lula, seus familiares e empresas, e as de Flávio Bolsonaro, seus parentes e negócios. Conforme divulgado pela fonte, Lula declarou: “Eu vou fazer uma proposta para você para amanhã abrirmos a nossa conta bancária e o nosso sigilo bancário para que o povo brasileiro saiba quem é ladrão nesse país. Eu abro da minha família e você abre da sua”.

Divulgação de dados: Lula cobra reciprocidade de Flávio Bolsonaro

Em um ato político realizado no Maranhão na manhã desta terça-feira (20), Lula reforçou a cobrança pela divulgação dos registros financeiros e fiscais. Ele pediu que Flávio Bolsonaro também autorize o acesso às informações de seus parentes, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“O meu, dos meus filhos, da Janja e que ele faça também da família dele, pegue até o do pai dele, que está preso. Ele entre na Justiça autorizando quebrar o sigilo porque estou disposto a que a sociedade brasileira saiba quem é que é ladrão e quem é que é corrupto nesse país”, afirmou o presidente. O secretário de Comunicação do PT, Éden Valadares, destacou que o objetivo é comparar os históricos dos candidatos.

Pedido abrange familiares e empresas de ambos os candidatos

A petição apresentada pela defesa de Lula inclui a primeira-dama, Janja Lula da Silva, e os cinco filhos do presidente. Para que a divulgação ocorra, a equipe jurídica pede providências equivalentes em relação aos familiares de Flávio Bolsonaro. A lista inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, a mãe do senador, Rogéria Bolsonaro, os irmãos Carlos, Eduardo e Jair Renan Bolsonaro, além da esposa do senador, Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro.

O requerimento também abrange pessoas jurídicas nas quais os candidatos atuem como sócios ou gestores. No caso de Lula, é citada a L.I.L.S. Palestras, Eventos e Publicações Ltda. Para Flávio Bolsonaro, o documento lista quatro empresas brasileiras: Flávio Bolsonaro Sociedade Individual de Advocacia, All In One Corretora de Seguros, Bravo Grafeno Tecnologia e Inovação, e Bolsonaro Digital. A Alcazar Holdings, empresa registrada em Portugal, também é mencionada.

Prazo apertado: defesa de Lula pede divulgação antes da votação

A equipe jurídica de Lula solicita que os dados sejam disponibilizados na plataforma DivulgaCandContas ou em outro portal digital público mantido pela Justiça Eleitoral até esta quarta-feira (21). O objetivo é que os eleitores tenham acesso às informações antes de irem às urnas.

A proposta condiciona a divulgação dos dados de Lula e seus familiares à adoção de medida semelhante por Flávio Bolsonaro e seu núcleo familiar e empresarial. A relatoria do pedido ficou com o ministro André Mendonça, que analisará a viabilidade e os próximos passos para a eventual quebra dos sigilos.

GTavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *