3ª Corrida Paraibana pelo Autismo acontece em 26 de abril com foco em inclusão e conscientização
A terceira edição da Corrida Paraibana pelo Autismo foi confirmada pelo prefeito Cícero Lucena e está marcada para o dia 26 de abril. O evento, que ocorrerá no Busto de Tamandaré, tem a ambição de se consolidar como uma das maiores provas de inclusão do Brasil, focando em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A expectativa é reunir aproximadamente 2 mil corredores.
O anúncio foi feito durante um encontro no Centro Administrativo Municipal, com a participação de representantes da Associação Paraibana de Autismo e do Instituto Pro Kids. O prefeito Cícero Lucena convocou a população para abraçar a causa, ressaltando que a corrida faz parte da política pública inclusiva da Prefeitura de João Pessoa.
“Este é um evento que se consolida como referência nacional. Cidades de todo o país têm demonstrado interesse em replicar a iniciativa, com o objetivo de conscientizar a sociedade e ampliar as oportunidades para crianças autistas e seus familiares. Aberta a atletas de todos os níveis, a corrida promove inclusão, respeito e bem-estar para todos os participantes”, afirmou o prefeito.
Cícero Lucena já foi agraciado com o prêmio Orgulho Autista Brasil, em reconhecimento às políticas inclusivas implementadas na capital paraibana. Entre as ações destacadas estão a expansão do acesso de crianças com TEA na Rede Municipal de Ensino, o projeto “Tardezinha Inclusiva” e a própria Corrida pelo Autismo.
Marcus Alves, diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), mencionou a colaboração com outros municípios paraibanos, como Itabaiana, Pilar e Guarabira, e a articulação em Campina Grande para replicar as ações. Ele ressaltou que a corrida se insere no contexto de desenvolvimento da política de inclusão, que também valoriza o potencial de crianças e jovens autistas para o mercado de trabalho através da arte.
“A Prefeitura Municipal de João Pessoa tem sido parceira desde a primeira edição, assim como a Associação Paraibana de Autismo, a qual realiza o evento. No ano anterior, mães de pessoas com autismo participaram e se destacaram na corrida de 10 km. A iniciativa visa incentivar a prática esportiva e promover os benefícios da saúde”, destacou Hosana Carneiro, presidente da Associação Paraibana de Autismo.
A prova, que ocorre durante o mês de conscientização sobre o autismo, é aberta ao público geral, mas com uma expectativa de alta participação de pessoas autistas. No ano passado, cerca de 300 autistas participaram, reunindo familiares e cumprindo o objetivo de promover a inclusão.
O ambiente da corrida é planejado para ser acolhedor, com atividades recreativas, música e palhaços, visando garantir o conforto de todos os participantes, especialmente aqueles com TEA. “Como mãe de uma pessoa com autismo, compreendo a importância da participação deles e busco garantir um ambiente que atenda às suas necessidades. As famílias demonstram confiança, como evidenciado pela participação de mais de 300 pessoas com autismo no ano anterior”, complementou Hosana Carneiro.
Na ocasião da confirmação do evento, estiveram presentes também os secretários de Juventude, Esporte e Recreação Joãozinho Neto e Juliano Sucupira. A adolescente Beatriz Cavalcante, diagnosticada com TEA, presenteou o prefeito com um quadro pintado por ela, fruto de sua participação no projeto “Tardezinha Inclusiva”.