João Azevêdo e UFPB firmam parceria crucial para a recuperação de prédios históricos e a revitalização do Centro de João Pessoa

João Azevêdo e UFPB firmam parceria crucial para a recuperação de prédios históricos e a revitalização do Centro de João Pessoa

Governo da Paraíba e UFPB unidos na restauração de patrimônios essenciais para a cultura e educação

O governador João Azevêdo e a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, selaram, nesta quinta-feira (19), uma importante parceria para a recuperação de prédios históricos da UFPB. A iniciativa, que visa revitalizar bens de grande valor cultural e acadêmico, representa um marco para a preservação do patrimônio paraibano.

A colaboração prevê a restauração de três equipamentos cruciais, que serão transformados e reintegrados à vida da capital. Este esforço conjunto sublinha o compromisso com a valorização da história e do conhecimento, prometendo novos horizontes para a região.

Além da assinatura dos termos de parceria, o encontro foi palco de um anúncio significativo: o Conselho Universitário (Consuni) da UFPB concedeu ao governador João Azevêdo o Título Doutor Honoris Causa, a mais alta honraria da instituição, conforme divulgado na ocasião.

Detalhes da parceria e os prédios beneficiados pela restauração

Os acordos firmados entre o Governo da Paraíba e a UFPB destinam-se à recuperação de prédios da UFPB que possuem grande relevância histórica e funcional. Entre as edificações contempladas estão a Fundação José Américo, que, após a restauração, abrigará o futuro Memorial Sivuca, em homenagem ao icônico artista paraibano.

Outros equipamentos que passarão por intervenções são a Academia de Comércio Epitácio Pessoa e o prédio da Faculdade de Direito. Essas obras são consideradas essenciais para a modernização e preservação do legado da universidade, garantindo a funcionalidade e segurança desses espaços.

O governador João Azevêdo expressou a satisfação com a colaboração. “Nós estamos transformando o Centro Histórico de João Pessoa, mudando completamente a realidade daquele espaço. O que fizemos aqui hoje, com a UFPB, é a continuação desse trabalho. Por isso, agradeço demais a compreensão que a universidade teve de disponibilizar esses imóveis para que o nosso Governo fizesse essa intervenção”, afirmou.

Impacto da parceria na revitalização do Centro Histórico de João Pessoa

A cessão dos três equipamentos da UFPB ao Governo da Paraíba para recuperação e restauração se insere em um contexto mais amplo de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa. A região está recebendo investimentos da ordem de R$ 160 milhões, provenientes do Tesouro estadual e do Programa ICMS Cultural e Patrimonial.

Essa série de ações busca resgatar a beleza e a funcionalidade de uma das áreas mais importantes da capital paraibana. A reitora Terezinha Domiciano destacou a importância da parceria, afirmando que a universidade não possuía condições financeiras para realizar as obras necessárias.

“Essa parceria, fruto da sensibilidade do governador João Azevêdo, foi muito exitosa para a nossa instituição, que não tinha condições financeiras de recuperar esses imóveis”, acrescentou a reitora, que também agradeceu os aportes do Governo para a recuperação do ginásio da UFPB.

Anúncio do Título Doutor Honoris Causa ao governador João Azevêdo

Durante a solenidade, um dos momentos de maior destaque foi o anúncio da concessão do Título Doutor Honoris Causa ao governador João Azevêdo pelo Consuni da UFPB. Esta é a mais alta honraria que a instituição pode conceder, destinada a personalidades com notáveis contribuições em áreas como Artes, Cultura e Educação.

O governador se mostrou honrado e emocionado com a notícia. “Foi uma honra receber essa notícia, essa grata surpresa que eu tive nesta tarde. Era um evento para ratificar o apoio do Governo do Estado à UFPB por meio dessas parcerias. Estou extremamente honrado, sensibilizado e emocionado com essa notícia”, declarou Azevêdo.

A reitora Terezinha Domiciano justificou a homenagem, ressaltando o histórico de João Azevêdo como docente, educador e gestor. “Esse título é um reconhecimento ao governador pelo trabalho por toda a sua história como docente, educador e também como gestor. Em breve, durante uma linda solenidade, esse título será entregue por todas as suas ações com a nossa universidade. Investir na UFPB é investir no povo da Paraíba”, concluiu.

Presenças e reconhecimento mútuo na solenidade

A solenidade, realizada no auditório da Reitoria, contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, a vice-reitora Mônica Nóbrega, o deputado federal Luiz Couto, e auxiliares do Governo do Estado, como Pedro Santos (Secult), Claudio Furtado (Secties), o secretário executivo da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire, e Amílcar Queiroz (Fapesq).

A união de esforços e o reconhecimento mútuo entre o Governo do Estado e a UFPB reforçam a importância da colaboração para o desenvolvimento da Paraíba. A recuperação de prédios da UFPB não só preserva o patrimônio, mas também impulsiona o futuro da educação e da cultura no estado.

Francisco Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *