WhatsApp Image 2024 03 26 at 20.48.54 scaled

Na manhã desta terça-feira (26), durante Assembleia realizada no Campus IFPB João Pessoa, foi aprovada a adesão dos Institutos Federais da Paraíba à greve nacional dos servidores administrativos e docentes federais. A decisão foi respaldada por 263 votos favoráveis.

Segundo o SINTEFPB (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba), o Comando de Greve se organizará após o início da paralisação, previsto para o dia 3 de abril. A greve já foi aprovada em 8 campi, incluindo Picuí, Patos, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, Monteiro e João Pessoa.

Os motivos que levaram à greve incluem reivindicações pela Reestruturação das Carreiras de Técnicos e Docentes, recomposição salarial, revogação de normas aprovadas pelos governos anteriores e a recomposição do orçamento, além do reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

O IFPB, por meio de nota, ressaltou o direito constitucional à greve, reconhecendo a legitimidade das reivindicações dos servidores. Além disso, garantiu a manutenção de canais de negociação e diálogo com o Sindicato, o encaminhamento das reivindicações às instâncias superiores e a preservação do direito à manifestação dos trabalhadores da educação.

A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, reforçou a importância da valorização dos servidores para o desenvolvimento do país e a oferta de educação profissional pública e de qualidade.

Com Portal T5