Design sem nome 84 2
O intuito é reforçar a importância da doação de órgãos no estado. Foto: Divulgação.

O Governo da Paraíba lançou a campanha Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos e tecidos. O lançamento ocorreu nessa sexta-feira (15), em alusão ao “Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos”, celebrado no dia 27 de setembro. O intuito é reforçar a importância da doação de órgãos no estado, mostrando que, quando a família aceita o processo, até seis pessoas podem ter suas vidas transformadas por meio desse gesto.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o Estado tem se destacado de forma muito positiva na doação de órgãos e tecidos, com um aumento expressivo nas doações nos últimos anos. “Aumentamos em mais de 200% as nossas doações e transplantes no Estado. Para se ter uma ideia, transplante de coração, em 2023, já foram seis pacientes que doaram e receberam; temos avançado no transplante de fígado, rins, córnea e medula óssea.”, pontuou.

Para a coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Daniela Salomão, o Setembro Verde é um período muito importante, pois faz a sociedade refletir sobre a importância e a necessidade da doação de órgãos. “Esse mês, dedicado à doação de órgãos e tecidos, é relevante para que as pessoas enxerguem melhor as necessidades e fragilidades, então esse é o momento que o Brasil inteiro olha para dentro do Sistema Nacional de Transplantes e nós sempre saímos fortalecidos para a melhoria do atendimento da população que precisa do transplante e, também, é um momento de homenagear às famílias que doam para que os pacientes possam ser transplantados”, lembrou.