image 139

De acordo com informações do site InfoMoney, a Fiji Solutions, empresa de criptomoedas com sede em Campina Grande, abriu uma empresa nas Ilhas Virgens Britânicas em fevereiro deste ano, semanas antes dos registros envolvendo problemas de pagamentos com clientes. Ainda conforme o site, a informação consta em um documento da Financial Services Comission (FSC, a Comissão de Valores Mobiliários da Ilhas Virgens). O número de registro do negócio no exterior é 2118357.

A Polícia Federal deflagrou uma operação contra a Fiji no dia 15 de junho deste ano, com o objetivo de combater crimes contra o sistema financeiro, e organização criminosa, em endereços ligados a gestores das empresas paraibanas Fiji Solutions e Softbank. Segundo a PF, os investigados captaram recursos de clientes prometendo o pagamento de remuneração expressiva, obtida por meio de operações de compra e venda de criptomoedas.

Segundo a PF, nos últimos três anos, os investigados movimentaram cerca de R$ 600 milhões em criptoativos. Em abril deste ano, a Fiji Solutions teve R$ 399 milhões bloqueados em determinação da Justiça, por meio da 2ª Vara Cível de Campina Grande, atendendo a pedido do Ministério Público da Paraíba.

A operação foi batizada de “Ilha da Fantasia”, e é alusiva a um dos nomes comerciais utilizado pelo grupo, e também ao modus operandi, de prometer rendimentos irreais aos investidores, segundo a PF.