20190423 beneficios do mel abelha
A aquisição do mel vai priorizar a produção feita na Paraíba.

Entrou em vigor, nesta quarta-feira (16), uma lei que inclui o mel de abelha no cardápio da merenda escolar da rede pública de ensino da Paraíba. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB).

O projeto de lei é de autoria da deputada Francisca Motta (Republicanos) e foi promulgado pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos). 

Conforme o texto da lei, a aquisição do mel vai priorizar a produção feita na Paraíba, por meio de cooperativas e associações de produtores. Nas localidades onde não exista entidade organizada, os produtores e fornecedores de mel de abelha devem se cadastrar junto à escola da rede pública de ensino local.

Veja trecho da lei:

download
O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB).

A promulgação desta lei acontece três meses após o governador João Azevêdo (PSB) vetar a lei, por inconstitucionalidade. No veto, o governador alega que a merenda escolar servida na Paraíba é adquirida conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, com base na lei que instituiu o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e que para que um novo alimento seja incluído na merenda, ele deve passar pelo crivo de um nutricionista Responsável Técnico (RT) do PNAE.

Além disso, o governador diz que, por criar despesas para o estado, a lei só poderia ser proposta pelo próprio governador. Porém, o veto foi derrubado no último dia 10.

Com o G1PB.