Embriaguez: quase 170 motoristas são autuados durante o São João na PB
Um total de 169 condutores foram autuados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) por dirigirem sob efeito de álcool, durante a Operação São João deste ano. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6), pela Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-PB e levam em consideração as fiscalizações durante todo mês de junho no estado.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que os condutores de veículos flagrados sob efeito de álcool estão sujeitos à multa no valor de R$ 2.934,70. Além disso, eles podem responder a processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por um ano.
Veja também: Censo 2022: Brasil tem 1,69 milhão de indígenas
Outros 117 condutores foram autuados por outras infrações ao CTB. Os números integram parte do balanço da operação, que envolveu os demais órgãos de segurança do Estado. Durante o período, foram realizados 1.168 testes de etilômetro (bafômetro), que resultaram na remoção de 39 veículos aos pátios do órgão.
Vale lembrar que, em caso de reincidência, é cobrado o dobro do valor da multa aos condutores flagrados sob efeito de álcool. O infrator poderá responder por processo de cassação da CNH.
Efetivo
Cinquenta agentes de trânsito foram responsáveis pelas ações, além do apoio da Polícia Militar da Paraíba, que atuaram nas fiscalizações de trânsito com o auxílio de etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones de sinalização e barreiras de sinalização retrátil.
Com Portal T5