Eclipse raro do Sol poderá ser visto em 88% do território paraibano
Com uma posição em que 88% do seu território fica dentro da faixa de visibilidade do eclipse anular do sol, o fenômeno poderá ser visto no dia 14 de outubro em quase toda a Paraíba. A previsão é do presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, em entrevista ao portal, nesta quarta-feira (30).
“A partir das 15:30 até o por do Sol que deve ocorrer até as 17h. O anel de fogo que é ápice do evento será possível ver as 16h. Os melhores lugares para ver são aqueles próximos da linha central da anularidade que compreende diversas cidades da Paraíba”, explicou.
Segundo ele, a Paraíba é o estado será um dos melhores lugares do planeta para observá-lo. “Será possível acompanhar esse fenômeno raro em que a Lua fica entre o Sol e a Terra, mas sem encobri-lo totalmente. A Lua fica circulada pela extremidade do Sol, criando a imagem de uma espécie de “anel de fogo””, explicou ao portal.
O eclipse poderá ser visto em todo o nosso país. Mas a estreita faixa de visibilidade total do fenômeno vai passar pelo noroeste dos Estados Unidos, seguindo pela América Central, Amazônia e finalmente cruzando o Nordeste até o litoral, exatamente nas áreas de Natal e João Pessoa.
De acordo com o astrônomo, Araruna, onde fica o Parque Estadual da Pedra da Boca, é um dos melhores lugares para observar esse fenômeno. “No dia 14 de outubro, essa faixa vai ser mais generosa. Só quem está mais próximo ao centro da faixa consegue ver a Lua exatamente no centro do círculo solar. E a linha central passa pela cidade de Araruna”.
O especialista ainda faz um alerta para que haja precaução na hora de acompanhar o fenômeno. “Não se deve olhar para o sol de forma direta para evitar problemas na visão”, recomendou em entrevista ao portal.
Com ClickPB