Criminosos usam programa do governo para aplicam golpes via WhatsApp
O novo programa do Governo Federal destinado a renegociação de dívidas é alvo de golpistas nas redes sociais. Desde a liberação ocorrida na segunda-feira (17), o Desenrola Brasil é compartilhado em forma de links que direcionam quem clica aos sites fraudulentos.
A principal plataforma de compartilhamento é o WhatsApp. No entanto, em buscas pelo Facebook, por exemplo, links patrocinados também prometem o crédito de forma prática, mas acabam lesando o internauta.
Vale lembrar que no programa, a negociação envolve cliente e banco de forma direta. Não há intermediários. As instituições financeiras receberão incentivos para oferta de crédito. Nesta primeira fase de implementação, a prioridade será para dívidas bancárias, como as do cartão de crédito. Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander aderiram ao programa, assim como C6, Daycoval, Inter, PagBank e Pan.
Estará apto a participar desta primeira fase quem recebe até R$ 20 mil por mês e está na lista de inadimplentes entre 2019 e 2022. Ainda segundo o governo federal, o pagamento das parcelas poderá ser feito por débito em conta, PIX ou boleto bancário. Também haverá oferta de um curso de educação financeira.
Fonte: Portal T5