Das 15 capitais que houve pleito neste domingo (27), Cícero Lucena (PP) foi o que conseguiu a maior votação em termos percentuais. Reeleito para um novo mandato a partir de janeiro de 2025, com 63,91%, derrotando o candidato do PL, Marcelo Queiroga, que obteve 36,09% dos votos, Lucena foi o que arrancou a maior vitória entre essas 15 cidades.

 Cícero e outros cinco prefeitos buscavam reeleição, destes todos ganharam a disputa. No primeiro turno, dez capitais já haviam reeleito seus prefeitos. Na divisão pelas cinco zonas eleitorais da capital paraibana, o prefeito reeleito de João Pessoa ganhou em todas elas. 

Entre as vitórias mais esperadas, além de Ricardo Nunes, em São Paulo, também está a de Sebastião Melo (MDB), que se manteve com ampla vantagem nas pesquisas de intenção de votos para o segundo turno em Porto Alegre.

Melo derrotou a deputada federal petista Maria do Rosário. O prefeito deixou de vencer já no primeiro turno por causa de uma diferença de pouco mais de 2.000 votos. Neste domingo, ele recebeu 61,53% dos votos válidos, e ela, 38,47%.

O prefeito terá pela frente a reconstrução da capital gaúcha, que acumula bilhões em prejuízos com as enchentes que atingiram todo o estado em maio deste ano. O Aeroporto Internacional Salgado Filho ficou 171 dias fechado e só voltou a receber voos comerciais no último dia 21.

Em Belo Horizonte, o prefeito Fuad Noman (PSD) derrotou o deputado estadual bolsonarista Bruno Engler (PL).

São Paulo

Em São Paulo, Nunes foi reeleito no segundo turno em disputa com Guilherme Boulos (PSOL), o candidato apoiado pelo presidente Lula. O emedebista foi o candidato do campo conservador, mas no primeiro turno dividiu a preferência desse eleitorado com o novato Pablo Marçal (PRTB).

Em Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) foi reeleito com 54,59% dos votos válidos. A disputa na maior cidade amazônica também foi de racha no campo ideológico da direita.

O prefeito reeleito enfrentou o deputado federal Alberto Neto (PL), policial militar e candidato do ex-presidente Bolsonaro. Ele teve 45,41% dos votos.

Na capital sul-mato-grossense, a prefeita Adriane Lopes (PP) foi reeleita neste domingo com 51,45% dos votos. As duas fizeram campanha defendendo temas conversadores e com acenos à direita.