Centro histórico de JP recebe feira de pretas e pretos neste sábado

Centro histórico de JP recebe feira de pretas e pretos neste sábado

O Centro Histórico de João Pessoa recebe neste sábado (31), a partir das 15h, mais uma edição da Feira de Pretas e Pretos. O evento acontece na Avenida General Osório e reúne artistas, artesãos e afroempreendedores locais.

Promovida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Fundação Cultural (Funjope), a iniciativa busca valorizar a cultura afro-brasileira, incentivar a economia criativa e promover a ocupação dos espaços públicos no centro da capital paraibana.

Valorização da cultura e incentivo ao afroempreendedorismo

A feira se consolida como um espaço de visibilidade e geração de renda para a população negra e indígena. O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, ressaltou que a ação fortalece a multiplicidade cultural do município.

Segundo o gestor, a iniciativa, desenvolvida junto com a gestão do prefeito Leo Bezerra, busca dar vida ao Centro Histórico por meio de ocupações culturais contínuas. A proposta oferece suporte e proteção social a grupos culturais e mulheres empreendedoras.

Produtos autorais e diversidade cultural na avenida General Osório

O público que frequentar a Avenida General Osório encontrará uma variedade de itens autorais e artesanais produzidos por expositores locais. Entre as opções disponíveis na feira, destacam-se:

  • Acessórios étnicos e bijuterias exclusivas;
  • Peças artesanais inspiradas em tradições afro-brasileiras;
  • Opções gastronômicas com inspiração cultural tradicional.

Além da comercialização direta de produtos, a feira possibilita que esses profissionais ampliem sua atuação no mercado e fortaleçam a economia criativa na capital.

Programação cultural integrada no centro histórico

A realização da Feira de Pretas e Pretos integra a política cultural contínua da Prefeitura de João Pessoa para transformar a região central em espaço de convivência e expressão artística. Aos sábados, a área abriga diversas atrações culturais.

Iniciativas como o Sabadinho Bom, o Samba na Praça, a Batalha do Beco e eventos voltados ao rock independente garantem opções diversificadas de lazer para moradores e visitantes, promovendo a inclusão produtiva e o encontro de diferentes manifestações artísticas.

Francisco Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *