Nicolás Maduro, o ditador venezuelano, cuja segurança protagonizou cenas de selvageria ao agredir jornalistas na sede do Itamaraty, em Brasília, degustou de um almoço pra lá de especial, oferecido aos participantes da reunião de presidentes da América do Sul. A refeição foi regada a vinhos e espumantes nacionais.

Foram servidos ceviche de peixe com palmito de entrada, arroz de pato ao tucupi e ravioli de tapioca com queijo da Serra da Canastra e molho de ervas como pratos principais. Na sobremesa, foram oferecidos aos convidados doces de coco e jabuticaba, informa O Globo.

Em seguida, registra, os líderes sul-americanos que permaneceram em Brasília foram a um jantar no Palácio da Alvorada, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja. O cardápio teve como entrada salada fresca de cuscuz nordestino e quiabo tostado.

O jantar, acrescenta O Globo, teve três pratos principais. O primeiro era um filé de robalo com crosta de castanha do Brasil com molho de laranja, agrião, coco fresco e tomate cristalizado. A segunda opção foi filé mignon com pirão de leite, queijo Canastra, salada de vagem e picles. O terceiro prato foi uma moqueca de caju com arroz de coco e farofa de alho.

Como sobremesa, finaliza, foram oferecidos pudim de cumaru com amendoim crocante e uma torta com cinco camadas de chocolates diferentes, incluindo mousse, ganache e sorvete de chocolate belga. A terceira opção foi cuscuz de tapioca com cremes de coco e castanha do Brasil.

O almoço teve como responsável a chef Morena Leite, que costuma misturar técnicas francesas com ingredientes brasileiros. O jantar teve como chef João Diamante, apresentador do programa culinário “Minha mãe cozinha melhor que a sua”, conta a publicação.