Copia de Copia de NAO FAZER NENHUMA MUDANCA APENAS SUBSTITUIR FOTOS E TEXTO 1 2
176.317 focos de calor foram detectados no brasil entre janeiro e setembro. foto: reprodução

Em meio à alta nos incêndios florestais que se espalham pelo país, grande parte dos candidatos das 10 cidades que mais concentram focos de calor não incluem, em seus respectivos planos de governo, propostas para combater as queimadas.

As cidades mais afetadas pelas queimadas são Corumbá (MS), São Félix do Xingu (PA), Altamira (PA), Novo Progresso (PA), Apuí (AM), Lábrea (AM), Itaituba (PA), Porto Velho (RO), Colniza (MT) e Novo Aripuanã (AM).

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 19 dos 42 candidatos apresentam proposições robustas para a área de meio ambiente, e apenas oito citam queimadas.

Foi feita uma análise dos planos de governo apresentados pelos candidatos à Justiça Eleitoral e os agrupou nos seguintes cenários: com proposta específica para o meio ambiente; com proposta genérica (que cita o tema, mas não detalha as ações a serem adotadas); e sem proposta.

Nesse sentido, 19 candidatos elencam propostas para a área ambiental. Desse total, cinco trazem sugestões para combater os incêndios florestais. Outros 16 apresentam propostas genéricas — três citam queimadas. Por fim, sete não mencionam projetos para o meio ambiente nas cidades onde concorrem.

Com Metrópoles.