Campinense residente em Portugal diz que ataque contra brasileira é um caso isolado
“Isso não representa os portugueses. Moro aqui há quase quatro anos e nunca passei por nenhuma situação assim…” A declaração é da corretora de imóveis Dany Thayná Araújo, paraibana de Campina Grande, ao comentar o caso ocorrido esta semana em Portugal, quando um brasileira foi chamada de porca e “convidada” a deixar o país.
Para a campinense, trata-se de um caso isolado, que deve ser condenado por todos. “Sou super bem acolhida onde chego”, disse Dany, que em Campina Grande atuou na TV Borborema/SBT como produtora do Momento Junino e do setor comercial da emissora; função esta que desempenhou também na Rádio Panorâmica.
O caso de xenofobia que ganhou ampla repercussão no Brasil aconteceu no aeroporto da cidade do Porto, onde Dany Thainá mora. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma mulher portuguesa agredindo, verbalmente, a brasileira. Ela chama a vítima de “porca” e a manda voltar para o Brasil. A agressora ainda se define como uma “portuguesa de raça”.
Em contato com o portal DaParaíba, a campinense disse lamentar o episódio e fez um apelo para que os brasileiros não fiquem com imagem negativa do povo português. Ela revelou que a grande maioria dos seus clientes é formada por portugueses.
“Eu nunca sofri nenhum tipo de preconceito; muito pelo contrário. Quando sabem que sou do Brasil, só fazem elogiar”, desabafou, acrescentando que escolheu Portugal para morar e que sempre que pode viaja a Campina, mas apenas a passeio.
Com De Paraíba