A presidente do Banco do Brasil, a paraibana Tarciana Medeiros, foi eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo pela revista “Forbes”. A lista da publicação americana foi anunciada nesta nesta quarta-feira (6). Natural de Campina Grande, Tarciana foi a única brasileira a entrar no ranking. 

Tarciana ficou na 24ª posição no ranking, à frente da apresentadora Oprah Winfrey (31°) e da cantora Beyoncé (36°). O 1° lugar é da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, seguida por Christine Lagarde, do Banco Central Europeu e pela vice-presidente norte-americana Kamala Harris. 

A Forbes destacou o fato de Tarciana ter sido a primeira mulher a comandar o Banco do Brasil em 215 anos da instituição, que é a mais antiga do país e a segunda em toda a América Latina. Foi destacada também a atuação de Tarciana no combate às alterações climáticas e no papel que os bancos têm nessa questão ao redor do mundo. 

tarciana medeiros presidente banco do brasil 848x477 1 scaled
Tarciana é a primeira mulher a comandar o Banco do Brasil em 215 anos da instituição. Foto: Fernando Santos/Banco do Brasil.

A Forbes tem como critérios para a lista 4 fatores: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. Além disso, “para as chefes corporativas [pesamos] as receitas, avaliações e o número de funcionários.”

“É uma alegria imensa poder ser reconhecida, poder inspirar outras mulheres, poder inspirar outras meninas, do que é possível quando nós temos oportunidades. Agradeço demais ao presidente Lula em me nomear e aos acionistas do banco que acreditam que é possível sim conciliar uma atuação comercial com uma atuação pública”, comemorou a presidente do Banco do Brasil.