O espírito natalino traz, não só para os cristãos, momentos de confraternização regados por um sentimento de renovação e esperança. Visando levar um pouco dessa energia e trazer reflexões sobre os avanços obtidos em 2023, o Governo da Paraíba, por meio da Fundação PB Saúde, lançou, este ano, a campanha ‘Natal da Esperança’, com uma programação completa de atividades culturais e terapêuticas entre os dias 18 e 22 de dezembro em todas as unidades gerenciadas.

Em Santa Rita, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires foi palco do evento de lançamento da campanha de humanização hospitalar, que aconteceu no dia 7 de dezembro. Na ocasião, houve o acendimento de luzes natalinas acompanhado da apresentação do Quinteto de Cordas do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima). O diretor-superintendente da PB Saúde, Ari Reis, esteve presente na solenidade e desejou um feliz natal a todos colaboradores, pacientes, servidores, prestadores de serviços e fornecedores.

“Vocês alimentam a nossa esperança de manter os nossos serviços de alta complexidade funcionando para atender aos mais de 4 milhões de paraibanos. Desejo um feliz Natal a todos e que no próximo ano possamos estar aqui comemorando ainda mais resultados e celebrando ainda mais vitórias”, afirmou o diretor-superintendente da PB Saúde.

A programação natalina do Metropolitano começou na última segunda-feira (18), com o ‘Natal na Brinquedoteca’, quando as crianças internas tiveram direito a bingo, brincadeiras, lanche saudável e receberam lembrancinhas. De acordo com a psicopedagoga, Janielly Fernandes, o objetivo da ação foi estimular a socialização dos pequenos. “Através do bingo natalino, as crianças conheceram os símbolos que fazem parte do natal e também o significado e a origem dessa data, que é o nascimento de Jesus. Elas ficaram muito animadas com as premiações, deixamos que escolhessem o prêmio que queriam e depois elas brincaram bastante”, relatou Janielly.

O ‘Natal da Esperança’ no Hospital Metropolitano ainda contou com uma apresentação da Associação Casa dos Sonhos. Na última quarta-feira (20), mais de 80 crianças e adolescentes apresentaram o Natal pela Paz, por meio de uma encenação teatral, coral e momentos de reflexão. De acordo com a responsável técnica da Fonoaudiologia, Simone Lins, todas as atividades do Natal da Esperança no Metropolitano estão sendo organizadas pela Comissão de Humanização.

Nenhum post encontrado no segundo site.

“O objetivo dessa comissão é transformar as práticas em saúde e propor que o paciente seja o sujeito central no cuidado. A integralidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS), que valoriza o trabalho em saúde e melhora a relação entre pacientes e profissionais de saúde. Para nós é muito bom ver que um hospital de referência em alta complexidade na Paraíba, e no Brasil, está conseguindo promover uma abordagem humanizada no cuidado que fortalece essa participação social e a construção coletiva das políticas de saúde”, explicou a gestora.

Já nesta sexta-feira (22), foi o dia de receber a visita do Papai Noel no Hospital Metropolitano e também da 7ª Edição do Luau Entoando o Amor. A responsável técnica da Terapia Ocupacional, Renata Gomes, pontuou que o projeto do Luau Entoando o Amor foi escolhido para encerrar as atividades natalinas por oferecer uma alegria festiva e também um momento de alívio e acolhimento, para os pacientes, acompanhantes e colaboradores. Segundo Renata, o projeto, inclusive, já recebeu uma menção honrosa no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.

“É com grande alegria que estamos retomando esse projeto tão significativo para equipe que já acontece desde 2018. Dessa vez com a temática natalina e uma programação bem animada, com muita música ao vivo, brindes, dinâmicas de interação e um lanche, elaborado pela equipe de Nutrição. Muitos dos nossos pacientes vão passar o natal aqui na instituição, então esse projeto representa a esperança para pacientes, acompanhantes e colaboradores, unidos pelo espírito natalino”, disse Renata.

No Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), a programação natalina teve início com a visita do Papai Noel, na última segunda-feira (18). O “bom velhinho” visitou todos os setores, da urgência até a enfermaria, lembrando aos pacientes da magia do Natal e por onde passou arrancou sorrisos e posou para fotos com pacientes, familiares e colaboradores do Hospital.

A coordenadora da Urgência e Emergência, Fernanda Alves, ficou encantada com o momento de descontração. “Sabemos como essa rotina é difícil para os pacientes e familiares, e a visita do Papai Noel tem o poder de deixar o ambiente mais leve, mais calmo, além de arrancar sorrisos sinceros, até daqueles que, raramente, sorriem”, disse a gestora. Além da visita do Papai Noel, nesta sexta-feira (22), os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo) do HSGER ganharam um ensaio fotográfico vestidos com o gorro natalino.

Nas hemodinâmicas de Patos e Campina Grande, instaladas, respectivamente, no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro e no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, o clima natalino ficou por conta das ornamentações e confraternizações entre as equipes. A enfermeira coordenadora de Práticas Assistenciais da Hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, contou que algumas confraternizações aconteceram dentro do setor de trabalho e outras em ambientes externos.

“Todos estamos muito felizes com esse primeiro ano de serviço avançando aqui no sertão Paraibano e gratos pelo trabalho e união dos profissionais. Esperamos que em 2024 sejamos ainda melhores e que possamos salvar mais vidas” afirmou Kamila.