Bebês da UTI Neonatal encantam com fantasias natalinas em hospitais na PB
Neste Natal, os bebês da UTI Neonatal do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) e da maternidade Frei Damião, ambos localizados em João Pessoa, surpreenderam suas famílias ao encantarem a todos com suas roupinhas temáticas. Mesmo pequenos em tamanho, esses guerreiros se mostraram gigantes no amor, na fofura e na força.
A iniciativa de vestir os bebês com trajes de Papai Noel, boneco de neve, duendes e Mamãe Noel faz parte de uma ação para humanizar o ambiente da UTI Neonatal, proporcionando um Natal mais leve e acolhedor tanto para os bebês quanto para suas famílias. A coordenadora de Enfermagem das UTIs Neonatal e Canguru e Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) do Edson Ramalho, Mara Fernanda, ressaltou que a intenção é reduzir o impacto da ansiedade na internação.
Veja também: Esri avança na plataforma ArcGIS
Thaís Adelaide, mãe de Airton, um dos bebês beneficiados pela ação, expressou sua emoção ao ver o filho vestido de duende. Ela destacou a angústia inicial ao perceber que o bebê passaria o Natal na UTI, mas agora se sente abençoada ao ver o cuidado e carinho dedicados ao filho.
Ilara Nóbrega, diretora de Atenção à Saúde da Fundação PB Saúde, que gerencia o Edson Ramalho, enfatizou que a ação busca celebrar a magia do Natal de maneira especial no ambiente hospitalar, destacando a resiliência e a força dos bebês prematuros.
As roupinhas temáticas foram produzidas pelas profissionais do hospital, Silvania Cristina e Nathalia Alves, utilizando tecidos confortáveis e leves, higienizados para garantir a segurança dos bebês. A tradição teve início em 2019, com fantasias de super-heróis, e desde então, já foram utilizadas roupas da Turma da Mônica, coelhinhos da Páscoa e trajes juninos.
Marcela Tárcia, diretora-geral da Maternidade Frei Damião, reforça que a humanização é uma prioridade da instituição, tão importante quanto o tratamento médico oferecido. O acolhimento às famílias e a criação de um ambiente mais leve são elementos fundamentais para uma experiência positiva durante o período de internação.
A Maternidade Frei Damião, referência estadual em pré-natal e partos de alto risco, mantém a humanização como parte integrante de sua rotina em todos os setores, promovendo um ambiente acolhedor para as pacientes que enfrentam uma gestação de risco e uma possível prematuridade.
Bebês internados no hospital Edson Ramalho:
Bebês da maternidade Frei Damião