IMG 20230516 WA0066

O Procon de Campina Grande (Procon-CG) divulgou, nesta semana, o balanço final da operação de fiscalização especial do último Dia das Mães. Durante o período foram registrados 415 atendimentos de consumidores e nenhuma autuação de estabelecimento. Ocorreu apenas uma advertência. “A ação, intitulado de Operação Amor Perfeito foi um sucesso porque o órgão tem trabalhado bastante o fortalecimento da educação para o consumo”, destacou o coordenador do Procon Municipal, Saulo Muniz.

De acordo com o coordenador Saulo Muniz, o órgão de proteção e defesa do consumidor campinense tem investido fortemente na divulgação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) durante as ações itinerantes, palestras, elaboração de manuais e cartilhas que possam facilitar o entendimento do consumidor e do fornecedor. “Com isso, o período mais intenso de compras no comércio tem transcorrido com tranquilidade, a exemplo das comemorações do Dia das Mães”, disse o coordenador.

Balanço

Durante a Operação Amor Perfeito 2023, o Procon-CG intensificou os trabalhos de fiscalização nos estabelecimentos localizados nos principais centros comerciais da cidade, no período de 9 de maio (terça-feira) até o dia 14 (domingo), data em que se comemorou o Dia das Mães. A ação incluiu, além da fiscalização e atendimento na sede do órgão, atividades educativas, culturais e serviços de beleza para a população durante o “Dia D” da operação, que aconteceu na Praça da Bandeira, na sexta-feira (12).

O “Dia D” da operação de fiscalização especial do Procon Municipal para o Dia das Mães aconteceu no turno da manhã, na Praça da Bandeira, reunindo mais de 300 consumidores e autoridades locais, a exemplo do deputado estadual Sargento Neto.

“Foi uma manhã de festa para as mulheres que exercem com amor e dedicação a missão de ser mãe. De proteger, de educar e conduzir seus filhos no caminho da integridade e da fraternidade como Deus ensinou”, destacou o coordenador Saulo Muniz.

Ele lembrou que a festa contou com a apresentação da cantora Erika Marques e do trio de forró pé de serra, além de sorteio de brindes, distribuição de lanche, serviços de beleza (maquiagem, sobrancelha e corte de cabelo), além do plantão de atendimento ao consumidor.

Troca de presentes

O coordenador do Procon-CG, Saulo Muniz, lembra ainda que a troca de presentes, que costuma aumentar nos períodos pós data comemorativa, não é obrigatório para o estabelecimento. Exceto nas compras virtuais. “Nem sempre as lojas são obrigadas a fazer a troca de um produto que não agradou ou não serviu ao consumidor. Mas se oferecer o serviço, tem que cumprir”, alertou Saulo Muniz.

Fazer uma troca por motivo de gosto ou tamanho, a medida só passa a ser obrigatória se no momento da venda a loja se comprometeu a fazê-la. Já as compras virtuais podem ser canceladas em até sete dias após o recebimento do produto ou início da prestação do serviço, sem ônus ao contratante. Com isso, os consumidores que se sentirem desrespeitados podem procurar os órgãos de defesa e proteção ao consumidor.

Com Codecom