Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias no 1º trimestre registrou um crescimento nominal de 19,1% na comparação com o mesmo período de 2023. O faturamento geral do setor no período de 12 meses já ultrapassou os R$ 250 bilhões. A entidade avalia que esse resultado foi alavancado por fatores sazonais e o forte desempenho dos segmentos de Alimentação e Serviços e Outros Negócios.

O franchising oferece opções de investimento nos mais variados segmentos como alimentação, estética, educação, moda, aluguel de materiais de construção e piscinas com um modelo de negócio e produto ou serviço formatado e testado

Os empreendedores interessados em conhecer mais desse setor poderão participar da ABF Franchising Expo, considerada uma das maiores feiras de franquias do mundo. O evento ocorre de 26 de junho a 29 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com mais de 400 marcas expositoras, do Brasil e outros países. 

No evento, as marcas costumam apresentar as novidades e diferenciais. Dentre as quais estão: 

Calçados Bibi: Com 75 anos de história, duas plantas fabris e 150 operações, a marca visa ampliar a presença em estados brasileiros e no exterior, em países da Europa e da América Latina, com 10 novas lojas nacionais e 10 internacionais. Tendo as vendas digitais como uma frente de atuação, a Bibi consegue oferecer diversas possibilidades aos clientes que desejam comprar calçados para crianças de 0 a 9 anos, seja por meio da internet, no aplicativo de smartphone, nos pontos de venda físicos ou até mesmo no conforto da sua própria casa. O investimento inicial é a partir de R$ 400 mil, com lucro médio mensal que varia de 12% a 15%, e prazo de retorno de 36 meses.

Casa do Construtor: A  Rede leva à ABF Franchising Expo seu plano de expansão focado em cidades de pequeno porte, distantes de grandes centros.  Com mais de 700 operações, sendo cinco no Paraguai e duas no Uruguai, atua na locação de equipamentos para construção civil, limpeza, pintura e jardinagem. Em 2023, a Casa do Construtor cresceu 20%, com faturamento de R$ 834 milhões e abertura de 140 operações. Para 2024, as metas são chegar a R$ 980 milhões e 150 novas unidades; para 2025, o faturamento deve chegar a R$ 1 bilhão, totalizando mil operações.

Milon: Pertencente ao Grupo Kyly, a Milon visa apresentar a marca aos que desejam investir no próprio negócio e aumentar o mix de operações com foco em vestuário infantil em diferentes shopping centers. Para este ano, a rede, que oferece peças com inspiração europeia que vão do recém-nascido ao tamanho 14, planeja 15 novas unidades, com foco no Nordeste, Sudeste e Sul, além de seguir com a estratégia de conversão de lojas próprias para franquias, de pelo menos 15 pontos ao longo deste ano. Em 2023, a Milon teve um crescimento de 24%, alcançando mais de R$ 150 milhões em faturamento, além de um Same Stores Sales de 10%. Para 2024, a projeção é de um incremento de 20% no faturamento anual. Para se tornar um franqueado o investimento é a partir de R$ 350 mil, com faturamento médio mensal de R$ 130 mil e prazo de retorno a partir de 24 meses.

MoveEdu: Com franquias de capacitação, desenvolvimento e formação de jovens para o mercado de trabalho, o Grupo MoveEdu é detentor das marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, que juntas já formaram mais de 6 milhões de alunos em cursos livres, profissionalizantes e de idiomas em mil escolas em todo o País. Recentemente, o grupo lançou as faculdades focando no conceito de educação continuada. Para expandir a presença no Brasil, a empresa estará na ABF Franchising Expo. Na ocasião, apresentará o conceito dos modelos de negócios de baixo investimento, se comparado a outras áreas, com receita recorrente, fácil gestão e boa rentabilidade de, em média, 40%. Há oportunidades para todos os estados brasileiros, com investimento inicial a partir de R$ 150 mil e prazo de retorno a partir de 12 meses. Em 2023, a MoveEdu registrou um faturamento de R$ 600 milhões e espera obter um crescimento de 20% neste ano.

Peça Rara Brechó – Fundada há 17 anos em Brasília, a marca é uma das principais do segmento second hand (uso de segunda mão) e economia circular. Atualmente com 180 lojas comercializadas pelo país e previsão de fechar 2024 com 300 unidades vendidas em seu plano de expansão. Uma das estratégias da marca para dobrar o número de unidades do ano passado será o lançamento da versão pocket da franquia. As novas lojas poderão ser implantadas em pequenos municípios ou bairros em grandes cidades ainda sem unidades do Peça Rara Brechó. Com espaço a partir de 100m² e setores feminino e infantil, o investimento total é de R$ 150 a 200 mil, já com taxa de franquia incluída. O plano de expansão também se estende pelas capitais do país que ainda não têm lojas da rede – Rio Branco, Boa Vista e Macapá.

Rede iGUi: A iGUi, apresenta os negócios da TRATABEM e da Splash com foco em sustentabilidade e satisfação dos franqueados e clientes. A grande atração será uma piscina instalada, e em pleno funcionamento, com uma particularidade três laterais transparentes.  Considerada pela Rede a “porta de entrada” em franquias, os visitantes poderão conhecer a microfranquia TRATABEM, criada em 2012, a marca é uma das pioneiras no oferecimento de serviços de limpeza, manutenção, assistência técnica e tratamento de água de todos os tipos de piscinas, além de soluções e serviços de reparo em piscinas de fibra, alvenaria e vinil. Com condição especial para a ABF Expo, o investimento inicial é de R$ 75 mil.

Royal Face: A rede participa desta edição da ABF Franchising Expo, buscando investidores para impulsionar sua expansão também no segmento de estética corporal, fortalecendo assim seu portfólio para um espectro maior de consumidores. Com mais de 270 clínicas em operação em todo o País, a rede atua com dois modelos de negócio, o Slim e o Premium e prevê o crescimento de 22 a 25% até o fim de 2024.  

 

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