Os resultados auditados da LLYC (BME:LLYC) para 2023 confirmam os números apresentados em janeiro. As receitas operacionais da consultoria de Marketing e Assuntos Corporativos tiveram um aumento de 14% no ano passado, e chegaram a 83,1 milhões de euros, e as receitas totais aumentaram 13%, alcançando 101,4 milhões de euros. O EBITDA recorrente atingiu 18,5 milhões de euros, uma melhoria de 15% em relação a 2022. A combinação de crescimento orgânico e inorgânico permitiu que a empresa superasse as metas estabelecidas no orçamento. No período de 2020-2023, a LLYC aumentou as receitas operacionais em 2,1 vezes e o EBITDA em 2,2 vezes. O lucro líquido da empresa no ano passado aumentou 24% e chegou a 9,2 milhões de euros.

O gerenciamento adequado dos custos e da estrutura permitiu que a LLYC atingisse uma margem EBITDA de 22%. A empresa conseguiu manter essa alta lucratividade, em face dos cortes de margem sofridos pelos concorrentes. Esse crescimento também foi alcançado com uma sólida geração de caixa. A consultoria encerrou 2023 com 10,7 milhões de euros em caixa e uma dívida líquida de 0,8 milhão de euros. Essa boa posição financeira, com um baixo nível de endividamento, permite que a LLYC enfrente futuras aquisições em mercados importantes por meio de empréstimos bancários em condições muito boas.

Alejandro Romero, sócio e CEO Global da LLYC, afirma que apesar da incerteza que caracterizou o ano de 2023, que teve um impacto significativo em todas as economias do mundo, os resultados apresentados são realmente bons. “Eles refletem uma evolução sólida e sustentada da empresa que nos coloca em uma posição privilegiada para continuar com nosso roteiro de crescimento e investimento e, assim, continuar a atingir os objetivos estabelecidos em nosso plano estratégico 2023/2025. Assim, demonstramos nossa capacidade de superar novos desafios e alcançar com audácia os objetivos que estabelecemos para nós mesmos”, disse.

A distribuição dos resultados por unidade de negócios em 2023 é a seguinte: Europa representa 33% das receitas operacionais e 37,7% do EBITDA; Deep Digital (34,5% e 28%), Latam (24,1% e 23,5%) e EUA (8,4% e 10,8%). A LLYC já é uma empresa de serviços de marketing. Em 2023, quase metade das receitas vieram dessa área.

Inovação

A contribuição dos serviços da Deep Digital tem sido fundamental para os resultados da LLYC.  A receita dessa unidade de negócios cresceu 21% em 2023. Ela já responde por 34,5% das receitas operacionais e 28% do EBITDA recorrente da empresa. Para impulsionar ainda mais a transformação de sua oferta com inteligência artificial, a consultoria investiu 1,3 milhão de euros no ano passado (62% a mais do que em 2022) em P&D&I(Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Em 2023, a receita do trabalho de inovação foi responsável por 11,4% do total da Deep Digital. 

O investimento da LLYC em inovação facilitou, entre outros desenvolvimentos proprietários, a criação de um modelo de IA proprietário para medir a reputação que é 20 pontos mais preciso do que os principais benchmarks do mercado, de acordo com a Universidade Complutense de Madri, e que já permitiu a análise de mais de 850 milhões de mensagens. Além disso, a LLYC lançou o AIgent, uma solução de inteligência artificial generativa especializada em manter conversas sobre um campo específico de conhecimento.

Mais talentos e prêmios

2023 foi mais um ano de investimento em talentos e de avanços no sentido de se tornar uma empresa mais diversificada, inclusiva, equitativa e multidisciplinar. No final do ano passado, a força de trabalho totalizava 1.181 profissionais, um aumento de 5% em relação a 2022. Quatorze por cento da força de trabalho (169 pessoas) foram promovidas a cargos de maior responsabilidade (66% eram mulheres) e, graças ao programa Challengers, que promove jovens talentos, a rotatividade indesejada caiu 3%. A LLYC agora tem cerca de 100 engenheiros e o mesmo número de criativos.

A LLYC recebeu a certificação Great Place to Work em 12 de suas operações, o que a torna um ótimo lugar para trabalhar em nível global.

Em 2023, a LLYC ganhou um total de 78 prêmios e reconhecimentos em competições nacionais e internacionais, como El Sol, The One Show, CLIO Awards, FIAP, entre outros.

301540?partnerId=3665