Estão abertas as inscrições para o TPD (Teacher Program Development) 2024, programa desenvolvido pela Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos. O projeto tem como objetivo fornecer capacitação on-line, gratuita e 100% em inglês a professores de qualquer tipo de instituição que tenham interesse em aprender como aumentar o engajamento na sala de aula.

A primeira edição do TPD foi realizada em 2020 e, desde então, a Full Sail University promove edições anuais. Para 2024, o programa foi remodelado e todos os módulos são completamente diferentes das versões anteriores. O projeto prevê seis períodos mensais e dois meses de reposição, quando os professores poderão recuperar qualquer matéria que não tenha sido concluída.

A série é composta por módulos com webinars, sessões de vídeo e desafios práticos. Entre os meses de abril e novembro, serão abordados os seguintes temas: “Tecnologias emergentes na sala de aula”, “Inteligência artificial na sala de aula”, “Realidades imersivas na sala de aula (VR, AR, MR)”, “IoT na sala de aula”, “Segurança cibernética na sala de aula” e “Análise de dados em sala de aula”.

Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, conta que os encontros acontecerão via chamada ao vivo através do webinar Zoom.

“Ao longo desta edição, os professores terão acesso a videoaulas gravadas que poderão ser assistidas sob demanda, em que o tema do módulo será explicado detalhadamente”, diz ela. “Além disso, os participantes terão contato gratuito com ferramentas e soluções relacionadas ao tema do módulo”, complementa.

Ainda segundo Olival, os professores serão desafiados a criar um plano de aula utilizando como recurso o tema do módulo. “O projeto deverá ser elaborado com o modelo de plano de aula oferecido pela Full Sail University e enviado em formato de vídeo”.

Na visão da Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil, o intercâmbio entre professores de diferentes culturas pode ajudar no desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, preparando os alunos para as profissões do futuro.

Com efeito, segundo perspectivas da edição mais recente do relatório “The Future of Jobs 2023”, divulgada pelo Fórum Econômico Mundial e repercutida pelo Portal da Indústria, a digitalização acelerada deve provocar uma mudança significativa no mercado de trabalho nos próximos cinco anos.

Como resultado, profissões das áreas de análise e ciência de dados, engenharia de computação em nuvem, transformação digital, DevOps, produtos digitais, growth hacker, product owner e tec recruter têm perspectivas promissoras.

Para Olival, a interação entre os educadores também pode, a nível mundial, contribuir para uma leitura sobre a educação mais rica de informações e sobre temas mais modernos em sala de aula. “Essa dinâmica é importante para dar espaço às carreiras do futuro, já que toda troca tem diferentes visões e experiências, complementando novas áreas da tecnologia e da educação”, afirma. 

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/tpd/2024/

297080?partnerId=3665