A experiência das empresas com o WhatsApp Business já vem mostrando resultados expressivos: ao conversar com as pessoas pelo aplicativo da Meta lançado em 2018, é possível acelerar o atendimento ao cliente em até 225% e aumentar as vendas em até 27%, de acordo com levantamento interno da Tuvis, startup israelense especializada na integração de plataformas de CRM com o WhatsApp Business.
A startup identificou também que, ao priorizar melhores experiências de atendimento ao cliente, as empresas têm potencial para incrementar as receitas de 4% a 8% acima do seu mercado de atuação.
A versão Business do WhatsApp atingiu a marca de 200 milhões de downloads em 2023, e se consolida como um canal estratégico de comunicação entre marcas e clientes, e as empresas podem – e devem – ficar atentas a esse cenário. Já de acordo com pesquisa da Opinion Box, 79% dos brasileiros afirmaram que se comunicam com empresas através do WhatsApp. Outro dado do mesmo levantamento chama a atenção: 61% dos usuários do WhatsApp abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia e, desse universo, 35% deixam o aplicativo aberto o dia todo.
“O uso estratégico do WhatsApp Business no relacionamento com o cliente traz resultados que impactam na velocidade e na efetividade das vendas, já que as as pessoas cada vez mais se comunicam com as marcas pelo aplicativo”, destaca Deborah Palacios Wanzo, cofundadora e presidente da Tuvis. Os números mostram a disponibilidade e o interesse do consumidor em interagir com as marcas pelo aplicativo, seja pela praticidade, seja pela agilidade, e as empresas podem (e devem) aproveitar a oportunidade para evoluir em suas iniciativas de relacionamento e vendas.
A executiva concorda e reforça que as pessoas querem se comunicar com as marcas e o WhatsApp cumpre esse papel com agilidade e eficiência, porque permite que as equipes de vendas estabeleçam relacionamentos mais próximos e eficientes com o consumidor, por meio da integração de plataformas.
De acordo com Deborah, as mensagens da interface de programação de aplicativos (API) do WhatsApp Business apresentam uma taxa de abertura de 99%, e uma taxa de resposta de quase 50%. “Se compararmos com o e-mail, em que a taxa de abertura é, em média de 21%, entendemos porque a plataforma vem alcançando um excelente desempenho nos negócios”, reforça.
“Além de aumentar a receita, acima de seu mercado ao priorizar melhor experiências de atendimento ao cliente. O WhatsApp é uma plataforma indispensável para as empresas alcançarem essas experiências”, reforça.
Como usar o WhatsApp Business de forma mais estratégica
Para ajudar as empresas e empreendedores a utilizarem melhor o WhatsApp como forma de engajar clientes e aumentar a conversão de vendas, a presidente da Tuvis, Deborah Palacios Wanzo traz algumas sugestões:
Mais informações no site da Tuvis.
Com o crescimento das oportunidades de trabalho e melhora da empregabilidade, a desocupação dos trabalhadores…
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o universo jurídico será impactado pelo Congresso…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios