A Econet Editora foi fundada em 2002, quando o acesso à Internet era realizado pela linha telefônica. Vanguardista, o empresário Silvio Garbosa enxergou na ferramenta uma oportunidade de negócio. Ele é o fundador da empresa que se tornou uma das maiores produtoras de conteúdos legislativos do Brasil.

Com sede em Curitiba (Paraná), a empresa possui mais de 600 colaboradores em outras unidades em Santa Catarina (Joinville) e no Mato Grosso do Sul (Campo Grande), na produção de conteúdos. As mais de 140 publicações mensais são o core da empresa, além de terem sido a motivação para a sua fundação.

Democratizar a informação por meio da Internet e comercializar conteúdos por assinatura foi a ideia que norteou o negócio. Até então, a referência dos contadores eram as publicações que saíam no Diário Oficial, em letras pequenas e de difícil leitura. Além disso, o armazenamento de todos aqueles documentos era outro complicador dos conteúdos impressos. E, com a Internet, Silvio Garbosa percebeu que tinha “a faca e o queijo nas mãos” para criar um produto inovador.

“Fomos nós que construímos o primeiro boletim online da área tributária do país. Eu conhecia esse mercado e sabia que existia uma carência dos profissionais da contabilidade, que precisavam de informação confiável para se manterem atualizados com a lei vigente para realizarem seu trabalho”, relata Garbosa.

Antes mesmo da expansão e da popularidade das empresas por assinatura, como Netflix e Spotify, a Econet Editora já atuava neste modelo de negócio, que garante a compra por recorrência e a previsibilidade de receita. 

Com o avanço da transformação digital, o modelo de assinatura ganhou força. Para se ter uma ideia, no Brasil, os serviços por assinatura cresceram 167% entre 2014 e 2018, segundo um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Outra pesquisa recente, divulgada em dezembro de 2022 e realizada pela Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), aponta que os clubes de assinatura movimentaram cerca de R$ 1 bilhão na economia brasileira no ano passado.

Novas plataformas, mais conteúdo

O formato dos conteúdos da Econet Editora evoluiu com o surgimento de novas plataformas. O canal do YouTube conta com mais de 115 mil inscritos e disponibiliza mais de 1,1 mil vídeos. O canal apresenta ainda, conteúdo ao vivo no formato de lives e webinars, que trazem em primeira mão as mudanças na legislação assim que são publicadas no Diário Oficial da União.

Além da produção de conteúdo, a Econet oferece atendimento especializado como um complemento para ajudar os clientes que assinam os boletins. Os mais de 50 mil clientes da empresa são responsáveis por mais de 3,5 milhões de acessos mensais ao website da editora. O volume de atendimentos telefônicos ultrapassa os 150 mil por mês, enquanto mais de 65 mil dúvidas são respondidas por e-mail mensalmente. Inclusive, este atendimento ilimitado é um grande diferencial da Econet e simboliza a dedicação em auxiliar de verdade os clientes e o seu compromisso com “a informação por completo”, slogan da empresa.

Este atendimento surgiu para dar suporte para os empresários diante das necessidades de se adequarem à legislação. E para assegurar a precisão e excelência no atendimento, a Econet forma e capacita seus próprios atendentes. O “Programa Trainee Econet” é um destaque deste trabalho. O programa é permanente e o processo seletivo é contínuo. Podem candidatar-se à seleção, profissionais formados em administração, direito, contabilidade e de comércio exterior. No Programa, os candidatos têm a oportunidade de se especializar na área de sua maior afinidade e ingressar em uma nova carreira, com grandes chances de crescimento profissional.

 “Diante da complexidade que envolve a formação destes profissionais, desenvolvemos um modelo próprio de capacitação, que leva em torno de quatro meses, para moldá-los de acordo com o perfil da Econet Editora. E esta é uma grande vantagem competitiva da empresa, que possui um departamento de qualidade que objetiva capacitar as equipes e os profissionais que não nasceram prontos”, ressalta Tiago Machado, gerente de RH da Econet Editora.

Tecnologia a favor da informação

O Grupo Econet também vislumbrou no ambiente tecnológico uma forma de aprimorar sua atuação e oferecer melhores experiências aos seus clientes. “De forma pioneira desenvolvemos uma solução de substituição tributária em todos os estados. Hoje, disponibilizamos instrumentos que mostram como abrir uma empresa, que diz sobre lucro presumido e qual é o regime tributário mais adequado, por exemplo. Oferecemos mais de 300 ferramentas em nosso website para auxiliar contadores e empresários”, acrescenta Silvio Garbosa.

Atualmente a empresa possui mais de 50 colaboradores divididos entre o time de TI, de Projetos de Negócios e de Desenvolvimento. O último foi responsável por melhorar a experiência do cliente por meio do lançamento de um novo site, que pode acessado pelo endereço: www.econeteditora.com.br.

“O projeto de modernização deste canal contou com um estudo detalhado e um cuidado em preservar a essência e forma de uso. Dedicamos um grande esforço para oferecer uma nova proposta que permite uma navegação mais simples”, destaca Ronaldo Ferreira, Gestor de Desenvolvimento do Grupo Econet.

Econet Educacional

Recentemente, o Grupo Econet ingressou no mercado de ensino a distância. Em 2022, a empresa incrementou seu portfólio de cursos livres que já eram oferecidos há mais tempo e lançou cinco cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas Tributária e Trabalhista. Atualmente são quatro cursos de pós-graduação, sendo 2 MBAs. São eles: Gestão de Tributos, Direito Trabalhista e Previdenciário aplicado ao Departamento Pessoal e Recursos Humanos, MBA em Gestão Tributária e MBA em Compliance Tributário e Mitigação de Riscos.

 

O diferencial dos cursos da Econet Educacional são os conteúdos voltados à prática diária, desenvolvidos por professores que trabalham nas áreas de cada pós-graduação e que conhecem as necessidades reais e as lacunas do mercado de trabalho.

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