O setor de franquias continuou a sua trajetória anual de crescimento de 2023, alcançando um faturamento de R$ 240,6 bilhões, crescimento de 13,8% em relação ao ano anterior. Esse é o terceiro ano consecutivo que o mercado apresenta resultados positivos pós período de crise sanitária, consolidando a sua recuperação em definitivo. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Os segmentos de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Hotelaria e Turismo, puxaram o resultado positivo. O atendimento da demanda reprimida, o retorno de eventos e lazer e novos formatos de operação das franquias foram alguns dos fatores responsáveis pela expansão de 16,4% do setor de Turismo, gerando um faturamento de mais de 11,5 bilhões.

“Como as pesquisas indicam, o empreendedorismo continua em alta no Brasil e o franchising é um caminho mais pavimentado e rápido para quem deseja investir, ainda mais se for o primeiro negócio”, disse Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

O relatório revelou também que cada vez mais empresas têm aderido a modalidade de franquia como forma de expansão. Atualmente há 3.311 marcas na indústria franchising, uma alta de 7,6%, quase o dobro do crescimento projetado pela entidade.

Para o diretor da franquia de agência de viagens Voarmais.com, Djelly Girelli, 2023 foi um período de avanço para o setor de turismo. “O ano passado foi um momento decisivo para as empresas que atuam com viagens, como um divisor de águas que finalmente deixou 2020 para trás. A procura por pacotes de viagens e cruzeiros voltaram com tudo, assim como pessoas interessadas em se tornarem franqueadas. Para se ter uma ideia, em um ano, saímos de 50 para 150 franqueados. Essa é a dimensão do crescimento do setor de turismo”, explicou Djelly Girelli.

As projeções da ABF para 2024 continuam otimistas. A entidade prevê um aumento de 10% no faturamento das franquias, com 5% de expansão no número de redes e 5,5% de empregos.

288193?partnerId=3665