No dia 5 de dezembro é celebrado o Dia Internacional do Voluntário, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 para fomentar e reconhecer a importância do voluntariado em todas as suas formas. No Brasil, ações voluntárias são reconhecidas por pelo menos 84% dos brasileiros que afirmam já ter feito algum tipo de doação, de acordo com a pesquisa Doação Brasil 2022 do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.

Muitas dessas iniciativas são viabilizadas por meio das empresas, que se unem a organizações para apoiar causas diversas, seja por meio de contribuições financeiras ou do tempo e talento dos colaboradores. Nesta temporada de fim de ano, é comum observar empresas engajando seus funcionários em campanhas de arrecadação de presentes para o Natal de crianças em situação de vulnerabilidade, por exemplo. 

É o caso do Grupo Reckitt, que completa seu centenário no Brasil este ano e é detentor de marcas conhecidas como Veja, Vanish, Sustagen, Bom Ar e Luftal. Através do seu Comitê Engaja, a empresa estabeleceu o objetivo de arrecadar R$32 mil em doações para a ONG Turma da Touca, uma organização sem fins lucrativos que atende mais de 1000 crianças e adolescentes na zona sul de São Paulo. A arrecadação também está aberta ao público, pelo site: https://campaign-production.doare.org/campanha/457bb164-ab80-4630-b60e-856ad7bc6f9c/natal-solidario-criancas-e-adolescentes/turma-da-touca-

Para Helena Costa Brito, representante da Turma da Touca, “Iniciativas com o setor privado são fundamentais para a continuidade do nosso trabalho. Essa é uma época especial para as crianças. O apoio do Grupo Reckitt nos permite ampliar nosso alcance e proporcionar um impacto positivo ainda maior na vida delas.”.

Essa não é a única frente voltada para o voluntariado do Grupo Reckitt. A multinacional britânica também mantém o projeto “Give Time”, um programa interno global que oferece aos colaboradores dois dias por ano para atuarem como voluntários em causas sociais. A meta ambiciosa até 2025 é contribuir com 100 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário mundialmente. Em 2023, foram somadas 650 horas em atividades dedicadas a comunidades e ao meio ambiente, somente no Brasil. 

Ao envolver os colaboradores em ações solidárias, a representante do Comitê Engaja do Grupo Reckitt destaca diversos benefícios: “Percebemos o quanto se envolver em projetos voluntários melhora o clima organizacional, fortalece laços entre os colaboradores e contribui para a estratégia de impacto e investimento social privado corporativo”, observa Jady Silva. 

O Dia Internacional do Voluntário é um lembrete essencial do poder da ação coletiva e do impacto positivo que empresas e colaboradores podem gerar quando se unem em prol de causas sociais significativas. “Ao adotar iniciativas de voluntariado, as empresas não apenas beneficiam comunidades carentes, mas também fortalecem sua cultura corporativa, promovendo um sentido de propósito e responsabilidade social entre seus colaboradores”, finaliza Jady. 

287034?partnerId=3665