Wi-Fi está ligado mas não há Internet? Dicas para resolver problemas de Wi-Fi

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O Wi-Fi está ligado mas continua a não ter acesso à Internet? Há muitas possíveis causas de problemas com uma ligação Wi-Fi. Neste guia, oferecemos algumas dicas para trazer de volta a rede sem fios da sua casa.

Wi-Fi sem Internet?

Quando a ligação à Internet através de Wi-Fi para de funcionar, tipicamente reparamos muito rapidamente – a videoconferência é interrompida, a série que estamos a ver por streaming fica pausada ou os downloads param. Devido à variedade de possíveis causas, é recomendado que se tome uma abordagem sistemática no diagnóstico destes problemas de Wi-Fi. Isto também inclui começar com as soluções fáceis.

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Um erro na memória do router é uma possível causa que ocorre frequentemente. Quando isto acontece, reiniciar o router costuma ser suficiente. Assim, quando surgir um problema, desligue o seu router Wi-Fi da corrente, de preferência durante 10 a 20 segundos, e volte a ligá-lo. Problema resolvido? Ótimo! Se a ligação à Internet continuar em baixo, então o diagnóstico continua.

Ligação Wi-Fi: diagnóstico de problemas

Se os problemas com o Wi-Fi persistirem mesmo depois de reiniciar o router, faz sentido continuar a determinar as possíveis causas. Deve começar por verificar se há problemas com o seu ISP. Se já existirem relatos de falhas com o seu fornecedor na sua região, pode parar de procurar a causa dentro das suas quatro paredes. Em vez disso, contacte o seu ISP diretamente para saber quando pode esperar que a sua ligação à Internet volte a funcionar.

No entanto, se não houver indícios de que o ISP é o problema, então deve verificar que o seu router é capaz de se ligar à Internet. Para fazer isso, ligue um dispositivo diretamente ao router através de um cabo Ethernet: se a ligação funcionar neste teste, então fica a saber que apenas o problema só afeta o Wi-Fi. Se nem com cabo consegue ligar-se à Internet, então se calhar há um problema mais fundamental com o router.

Antes de verificar as definições do router, é boa ideia certificar-se que nenhum dos cabos de rede do router se desligaram. Afinal de contas, por vezes a explicação dos problemas de ligação é mesmo assim tão simples.

Problemas de Wi-Fi: definições do router

Para conseguir acesso administrativo ao router, só é preciso um browser e o endereço IP do dispositivo, que costuma estar indicado no próprio router. Uma vez aberto o menu de definições, a primeira coisa a fazer é encontrar o registo de eventos. É aqui que se obtém informação sobre problemas existentes que pode ajudar no diagnóstico.

Também é boa ideia verificar se a opção “DHCP” está ativada. É esta a definição que diz ao router para atribuir automaticamente endereços IP aos dispositivos na rede. Para uso privado, esta opção deve ser ativada na grande maioria dos casos.

Problemas de Wi-Fi: definições dos dispositivos

Os dispositivos terminais são outro aspeto importante na resolução do problema – porque nem todas as falhas de ligação são causadas pelo router. Assim, se nenhum dos passos até aqui ajudaram, é recomendado que se reiniciem os dispositivos terminais em uso, incluindo smartphones, tablets e portáteis. A melhor forma de fazer isto é desativando o Wi-Fi antes de reiniciar o dispositivo e reativá-lo depois do reinício.

Para além disso, também se pode tentar apagar os perfis Wi-Fi existentes nos dispositivos e readicioná-los, ou verificar nas definições dos dispositivos se o endereço IP é automaticamente obtido através da rede/router. Para computadores, deve-se ainda desativar opções como “Usar servidor proxy para LAN” (Windows), que pode potencialmente originar problemas.

Otimizando a ligação Wi-Fi

Também é possível que a ligação Wi-Fi cause frustração mesmo quando está a funcionar. Especialmente quando está demasiado lenta. Isto é frequentemente causado por routers Wi-Fi que não conseguem cobrir a casa toda. Uma possível solução passa por adaptadores powerline como os da série Magic da devolo. Estes adaptadores podem ser colocados em qualquer tomada elétrica que se escolha, levando a ligação à Internet exatamente onde é preciso – incluindo funcionalidades “mesh” de ponta.

A maneira ideal de melhorar o Wi-Fi dentro de casa é com o devolo Magic 1 WiFi mini Starter Kit com dois adaptadores por 99,90 euros. O devolo Magic 2 WiFi next Starter Kit, disponível por 199,90 euros, oferece uma forte combinação de Wi-Fi e LAN gigabit que até inclui uma ligação por cabo para dispositivos terminais. O devolo Mesh WiFi 2 Starter Kit fornece a mais recente tecnologia mesh ao preço de 249,90 euros. Todos os preços indicados incluem IVA e todos os produtos referidos são compatíveis uns com os outros para que a rede doméstica possa ser flexivelmente expandida. Para além disso, a devolo oferece uma garantia de três anos em todos os produtos.