Volvo limitará a velocidade máxima de todos os seus carros a 180 km/h

0
142
Volvo também investirá em tecnologias que avaliem o comportamento do motoristaVolvo

Em comunicado divulgado nesta semana, a Volvo anunciou que limitará a velocidade de todos os seus carros novos a 180 km/h.

Com esta medida, a fabricante quer colocar os objetivos de segurança da marca em prática e, principalmente, zerar o número de mortes ou ferimentos graves em acidentes com modelos da marca até 2020.

Hoje o Volvo XC90 chega aos 230 km/hVolvo

Pela nossa pesquisa, nós sabemos o motivo dos problemas acontecerem quando falamos de ferimentos e fatalidades em nossos carros. E, mesmo que uma limitação de velocidade não seja ainda a total solução, vale a pena colocarmos em prática se pudermos salvar, pelo menos, uma vida“, diz o presidente-executivo da Volvo, Hakan Samuelsson.

Além da limitação de velocidade, a empresa também planeja implantar tecnologias que avaliem o comportamento do motorista. Para isso, planejam desenvolver câmeras que monitorem o estado de atenção do motorista para evitar que as pessoas dirijam enquanto estão distraídas ou alcoolizadas.

Marca também buscará sistemas inteligentes para diminuir ainda mais a velocidade em hospitais e escolasVolvo

E, no trânsito, não é só o motorista que pode se acidentar. As pessoas que estão ao redor de um carro em alta velocidade também entram nas estatísticas. Por isso, a marca buscará conversar com outros fabricantes e com agentes reguladores para que os limites de velocidade sejam ainda menores em áreas com grandes quantidades de pedestres, como próximo a hospitais e escolas.

Veja também

No entanto, a Volvo sabe que será praticamente impossível agradar a todos, já que alguns de seus maiores mercados estão no ocidente – onde as multas por excesso de velocidade são mais frequentes.

Jan Ivarsson, um dos Diretores de Segurança da marca, afirma que, em relação aos limites de velocidade, sabemos pouco: “Precisamos promover um melhor comportamento e ajudar as pessoas a perceberem como o excesso de velocidade pode ser perigoso.