Visita de técnicos do Hospital Oswaldo Cruz ao Ortotrauma tem foco no paciente cirúrgico

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) recebeu, nesta terça-feira (22), mais uma visita da equipe multidisciplinar de técnicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, integrantes do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP). Nesta fase dos trabalhos, o principal foco são os cuidados com os pacientes cirúrgicos.

De acordo com o diretor-geral do Ortotrauma, Alexandre César, esse projeto tem como base levar ao hospital uma reformulação em todos os aspectos da unidade. “O nosso objetivo é tratar o paciente cirúrgico em um nível de hospital de referência. Para isso, vamos implantar novas logísticas, especialmente na UTI, um dos lugares mais fáceis de toda essa reestruturação hospitalar”, afirmou.

Tatiana Francelino, farmacêutica e integrante da equipe multidisciplinar do Oswaldo Cruz, explicou que esta fase atual do projeto é da implantação dos novos protocolos do RHP no Ortotrauma. A equipe deverá avaliar, no segundo semestre desse ano, o quanto essa evolução cresceu em conformidades.

“Nós, que integramos a equipe do Projeto RHP, estamos trabalhando na elaboração dos documentos e a fase de implantação, propriamente dita, está no seu início. Nosso foco é o paciente cirúrgico. Então, trabalhamos na UTI, centro cirúrgico, farmácia e unidade de internação, que é todo o caminho que esse paciente percorre”, pontuou.

RHP – O Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) é uma atividade de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde, que desenvolve ações para fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS, com enfoque na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, consequentemente, contribuindo para a padronização de rotina e a diminuição dos riscos aos pacientes, familiares e trabalhadores da saúde.