Violinista Rucker Bezerra interpreta Brahms na série Concertos Sinfônicos Digitais

0
148

A série quinzenal Concertos Sinfônicos Digitais brinda os internautas, neste sábado (5), com a apresentação do violinista e solista paraibano Rucker Bezerra, um dos grandes nomes do violino no Brasil. Ele vai interpretar o Concerto para Violino de Brahms, considerado um dos mais difíceis da literatura violinística. Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), por meio de sua Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), o programa tem início às 18h, no canal da OSMJP no YouTube.

O programa começa com a abertura da ópera L’incoronazione di Dario, com Vivaldi, e segue com o concerto para violino e orquestra de Brahms. “Essa abertura é a de uma ópera. Toda ópera tem uma abertura com o tema mais importante, tocado enquanto as pessoas sentavam, se acomodavam, muitas ficavam até em pé para ouvir”, disse o maestro Laércio Diniz, regente da OSMJP e apresentador da série.

Já o Concerto para Violino de Brahms será executado pelo solista Rucker Bezerra. “Na época em que ele foi escrito, no final do século XIX, era considerado o ápice, o concerto mais desafiador, tanto que passou algum tempo sem ser tocado. Esse concerto é considerado talvez a peça mais importante, mais representativa do repertório de concertos para violino da literatura violinística”, analisou Rucker.

Ainda hoje, segundo ele, apesar de não estar mais na categoria de obras impossíveis de se tocar, é considerado um concerto desafiador e um dos mais importantes. Conforme o músico, qualquer violinista do mundo que tenha um bom nível, obrigatoriamente tem que ter no seu repertório o concerto de Brahms.

“Gostaria de convidar todos a assistirem essa obra-prima para o violino solo, feito na Paraíba, por um solista paraibano, com vários músicos paraibanos e nossa orquestra da Prefeitura. Não é uma coisa muito comum, mesmo falando em termos de Brasil, ter um concerto dessa envergadura. Para um sábado de pandemia, em que a gente tem que ficar em casa, é um programa imperdível assistir essa música incrível de Brahms”, convidou.

Rucker Bezerra, que é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi spalla da Orquestra Sinfônica da Paraíba durante 14 anos e participou de alguns concertos como convidado da OSMJP.