Vigilância epidemiológica municipal alerta a população para reforçar os cuidados com a higiene

0
70

A Vigilância Epidemiológica do Município de João Pessoa orienta a população para a importância dos cuidados da higiene corporal e do domicílio para a prevenção e combate à proliferação do Coronavírus. O coordenador, Daniel Batista, lembra que a higiene não só evita o Covid-19, mas outros vírus e bactérias que circulam nos ambientes, calçados, cômodos da casa e até mesmo no corpo das pessoas.

Ele destaca que neste momento, além da importância de ficar em casa, a pessoa deve ficar atenta aos cuidados, em especial, a higienização das mãos com água e sabão. “Na situação de não ter água e sabão pra utilizar, fazer uso do álcool 70%, que pode ser em gel ou líquido”, diz Daniel.

Segundo ele, o importante é que toda vez que as pessoas forem para a rua ou estiverem na rua, e serem obrigadas a pegar em dinheiro, metais, que não seja de casa, sempre utilizar o álcool em gel após o uso. “O importante é levar o borrifadozinho para passar nas mãos, mas em domicílio o aconselhável é lavar as mãos com água e sabão”, destaca o chefe da Vigilância.

Com relação à orientação geral sobre a higienização das mãos, depois do advento do Covid-19, bastante propagado no momento, ele observa que a população parece que tinha perdido o hábito de higienizar as mãos antes de se alimentar, depois de usar o banheiro, etc.

“No momento, uma das maiores prevenções é esse tipo de higienização das mãos”, destaca. Com relação às pessoas que estão doentes, ele orienta que ao tossir e espirrar, cobrir a boca com um lenço, papel ou pano descartável. “Se não tiver, ao tossir usar a parte interna do braço. Outra orientação é evitar ambientes com grande aglomeração de pessoas quando for desnecessário, sobretudo clínicas médicas, supermercados e outros lugares de grande circulação”, alerta.