Vídeo mostra piloto automático da Tesla evitando acidente

0
135

Um acidente bem sério foi prevenido graças à segurança do piloto automático de um Tesla Model 3, que “enxergou” a aproximação indevida de um motorista nos EUA e reagiu de acordo, protegendo seu proprietário.

O incidente foi capturado em vídeo e compartilhado pelo próprio usuário do Model 3 no Twitter: nele, vemos que o motorista de um X5, da BMW, tenta voltar à faixa onde estava o carro em piloto automático da Tesla. Pela câmera lateral do veículo, é possível ver a aproximação indevida do X5, seguida de um breve desvio feito pelo sistema de segurança da montadora de carros elétricos.

O tuíte foi publicado em resposta à uma postagem feita pela própria Tesla, que mostrou que seus sistemas automatizados de segurança automotiva venceram, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio “Top Safety+ Award”, entregue pela Insurance Institute for Highway Safety (IIHS).

O vídeo publicado trouxe diversas respostas, sugerindo que o dono do Model 3 encontrasse e processasse o motorista do BMW X5, uma vez que o incidente foi capturado em vídeo e a placa do veículo infrator está bem visível. Outros disseram que um processo judicial não teria muito resultado exceto por alguma advertência ao ou à motorista imprudente.

Diversas especulações sobre o motivo das ultrapassagens também foram posicionadas: a mais prevalente é a de que, como o sistema de piloto automático da Tesla obedece à velocidade estipulada da rodovia à risca, alguns usuários afirmaram que a pessoa atrás do volante do BMW X5 estaria impaciente, forçando uma passagem a uma velocidade acima do permitido – não está claro, porém, se jogar o carro contra o Model 3 foi uma atitude intencional ou não.

Exemplo de “manobra PIT” realizada pela polícia dos EUA: o piloto automático de um carro da Tesla salvou seu proprietário de uma situação parecida. Imagem: WPTV/Reprodução

Não fosse o piloto automático da Tesla, é provável que a lateral posterior do BMW X5 atingisse a roda de trás do Model 3, fazendo com que ele girasse fora de controle. Nos EUA, isso é conhecido como “Manobra PIT” e é amplamente usada por viaturas em perseguições policiais de alta velocidade.

O autor do post não explicou se pretende procurar a pessoa que dirigia o BMW X5.

Fonte: JBaller, via Twitter